Google NÃO se chamava Google! Veja 5 curiosidades sobre o buscador mais usado do mundo!

O Google é o principal mecanismo de busca da internet. Nesta lista do No Detalhe, conheça curiosidades incríveis sobre o Google!


Atualmente, o Google é o principal mecanismo de busca da internet, permitindo que bilhões de usuários encontrem o que estão procurando através de simples pesquisas. Além disso, também oferece uma série de serviços e ferramentas, como agregadores de notícias e serviços, e grande parte do seu lucro vem de publicidade através do AdWords.

Entretanto, você sabia que o Google nem sempre teve esse nome? No passado, ele já teve um nome bem diferente — e que certamente não “pegaria” caso a empresa tivesse o mantido.

5 curiosidades sobre o Google

Nesta lista do No Detalhe, você vai conhecer 5 curiosidades sobre o Google, buscador mais utilizado do mundo! Portanto, continue lendo e saiba um pouco mais sobre a empresa!

5 – Líder absoluta

Dados de 2021 revelam que o Google domina 91.94% do mercado de pesquisas na internet, deixando no chinelo outros buscadores, como Bing e Yahoo, por exemplo.

Os dados também revelam que há mais de 3 bilhões de sites indexados nos resultados de busca do Google. Se fossemos imprimir tudo isso em uma lista telefônica, por exemplo, precisaríamos de uma pilha de quase 210 km de papel!

4 – Por pouco não foi vendida

Nem sempre o Google dominou o mercado. Em 1997, por exemplo, os fundadores do Google tentaram vender a empresa para o Yahoo por míseros USD$ 2 milhões (aprox. R$ 10 milhões na cotação atual), mas a empresa recusou.

Anos mais tarde, em 2002, foi o Yahoo quem tentou comprar o Google, dessa vez por USD$ 3 bilhões. Mas adivinhem? O Google é que não quis dessa vez!

Atualmente, o Google é avaliado em aproximadamente USD$ 819,6 bilhões. Imagina o arrependimento do Yahoo?

3 – Mais de 2 trilhões de pesquisas por ano

De acordo um levantamento de 2021, o Google tem aproximadamente 2.5 trilhões de pesquisas por ano ao redor do mundo!

Naquele mesmo ano, foram 63.000 pesquisas por segundo, 230 milhões por hora e 5,6 bilhões por dia. É pesquisa pra caramba!

2 – Google não se chamava Google

No passado, o nome original do Google era “Backrub”, que em português significa “massagem nas costas”. Entretanto, o nome não tinha nenhuma relação com massagem.

No setor financeiro, “Backrub” é uma gíria para uma empresa de capital aberto que oferece um portal da web como um dos seus principais diferenciais.

1 – Origem do nome atual

O nome atual, “Google”, é uma referência ao termo matemático “Googol”, que é o nome dado ao número 10100 (10 elevado a 100), que consiste basicamente no número 1 seguido por cem zeros.

O nome passa a ideia de que o buscador intermedia o cliente e uma infinidade de resultados de busca. Bem melhor do que o antigo, não?!

Aproveite e veja também: curiosidades da COLA-COLA!

Gostou dessas curiosidades sobre o Google? Temos mais conteúdos que podem te agradar!

Sabia que 94% da população mundial conhece o logo da Coca-Cola de acordo com uma pesquisa? Pois CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo para ver 5 curiosidades sobre a marca!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.