Lista com os 6 carros mais seguros para você escolher o modelo que vai ter fazer dirigir tranquilo
Conheça alguns dos carros mais seguros disponíveis no Brasil e veja qual se encaixa melhor no seu perfil de motorista.
No final de 2022, Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) testou 13 modelos de carros e apontou os mais seguros dentre eles.
Veja também: ESTES 7 carros são modelos INCRÍVEIS para quem busca conforto e estilo; o 4º é o nosso favorito
Além disso, o programa também apontou os veículos menos seguros para os motoristas. Para classificar os carros testados, o Latin NCAP atribui entre 0 e 5 estrelas para cada modelo.
Entre os 13 veículos avaliados, sete são vendidos no Brasil, e com base nestes testes de segurança nós podemos apontar alguns dos carros mais seguros do país.
1 – Chevrolet Tracker
O Chevrolet Tracker foi um dos carros que recebeu 5 estrelas do Latin NCAP no final de 2022, o que faz deste SUV um dos carros mais seguros do mercado brasileiro.
De acordo com os testes de segurança do programa, o Tracker tem 91% de proteção para adultos, 92% para crianças e 83% em assistências de segurança.
Por outro lado, após o teste de colisão o Latin NCAP destacou foi observado fogo no lado não atingido durante o impacto lateral em poste, e a Chevrolet foi notificada sobre isso.
2 – Toyota Corolla
O Toyota Corolla é outro carro que conseguiu pontuação máxima no teste de segurança da Latin NCAP. Para os ocupantes do sedan, ele alcançou 83,3% de segurança para adultos 91,8% para crianças.
Além disso, o modelo que se destaca por oferecer sete airbags e controle eletrônico de estabilidade como equipamento de série também atingiu 81,6% em assistência à segurança.
3 – Volkswagen Nivus
Por fim, o terceiro e último carro a ganhar 5 estrelas no teste de segurança do Latin NCAP foi o Nivus, SUV da Volkswagen. Segundo o teste, o modelo tem 92,47% no índice de proteção para adultos e 91,57% na proteção de crianças.
O relatório do programa destaca que a estrutura do Nivus permaneceu preservada após os impactos. Além disso, o documento destaca que a a proteção para todos os ocupantes foi considerada boa.
Em compensação, o Latin NCAP afirmou que esperava resultados melhores na proteção de pedestres, já que o SUV atingiu apenas 48,74% na proteção para este grupo.
Outros carros que estão entre os mais seguros do Brasil
Como no relatório de 2022 do Latin NCAP apenas três veículos atingiram a pontuação máxima, vale a pena utilizar relatórios de anos anteriores para completar nossa lista.
No entanto, é importante destacar que o órgão mudou o protocolo de classificação recentemente. Por isso, as pontuações em alguns testes de anos anteriores têm formatos diferentes.
A seguir, veja quais veículos compõem a segunda parte da nossa lista de carros mais seguros do Brasil.
4 – Toyota Hilux
Em testes de segurança realizados em 2019, a Hilux teve um bom desempenho. No quesito proteção para adultos, e picape da Toyota alcançou 31,63 pontos de 34 possíveis.
Enquanto isso, no quesito proteção para crianças, a pontuação da Hilux foi 44,25 de 49 pontos possíveis.
5 – Volkswagen T-Cross
Outro SUV da Volkswagen que se destacou em testes do Latin NCAP foi o T-Cross. Também em 2019, o modelo teve um dos melhores desempenhos entre os carros testados que são vendidos no Brasil.
Na época, o T-Cross conseguiu uma pontuação de 31,62 pontos de 34 possíveis na proteção para adultos, e 42,77 pontos de 49 possíveis para crianças.
6 – Volkswagen Virtus
Também nos testes de 2019 do programa Latin NCAP, o Volkswagen Virtus foi mais um modelo da montadora alemã a se destacar nos critérios de segurança.
Na época, o Virtus teve uma pontuação de 31,56 de 34 pontos possíveis na proteção para adultos, e 43 de 49 pontos possíveis para crianças.
Mas um ponto que merece atenção é que o Virtus terá mudanças visuais e algumas simplificações em 2023, o que pode alterar também algumas questões de segurança.
Fonte: Latin NCAP.
Você também pode gostar de ler
Os carros FAVORITOS entre aqueles que têm família grande; 7 modelos que atendem todas as necessidades