Entenda como calcular os valores de 13º salário, rescisão e férias
Confira aqui No Detalhe e entenda como calcular os valores do 13º salário, rescisão e férias. Não tenha mais problemas ou dúvidas.
Saber fazer o processo de cálculo dos valores do 13º salário, da rescisão e das férias é importante para que você tenha uma noção sobre os valores de cada um dos benefícios para saber como eles podem ser usados no seu dia a dia.
Como calcular o valor do 13º salário?
Para ser feito o processo de cálculo do valor do 13º salário, conhecido como subsídio de Natal, é necessário que faça a divisão do salário bruto por 12 vezes junto da multiplicação da quantidade de meses trabalhados. Caso o trabalhador tenha cumprido a meta de 12 meses de trabalho na empresa, ele é beneficiado com um salário extra.
Como calcular o valor da rescisão?
Para ser feito o processo de cálculo do valor da rescisão, é necessário que, antes de mais nada, se tenha o reconhecimento sobre o fato de que a rescisão pode contar uma grande variedade de valores, em que o fator determinante para as verbas devidas considera-se a adoção do tipo de rescisão.
Em caso de demissão por justa causa, o trabalhador conta com o recebimento do salário referente ao último mês trabalhado e, se houver a presença de vencimento de férias, elas são contadas no montante por meio de um adicional de 1/3 do salário do trabalhador.
Já em caso de demissão sem justa causa, será feito o pagamento do saldo de salário, as eventuais férias vencidas com o adicional correspondente a 1/3 do salário do trabalhador; um valor proporcional do 13º salário, um saldo de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), uma multa de 40%, um aviso-prévio e um seguro-desemprego.
Se existir um pedido de demissão por parte do empregado, ele receberá o pagamento do seu salário, do 13º salário e o vencimento das eventuais férias junto dos 1/3 correspondentes, porém se a demissão for de caráter consensual, existe a possibilidade do recebimento do pagamento do seu salário, do valor proporcional do 13º salário, o vencimento das eventuais férias, a metade do valor do aviso prévio, os 20% da multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o saque de até 80% do benefício da rescisão.
O cálculo da rescisão é por meio da divisão do salário bruto por 12 vezes e a multiplicação do valor pela quantidade de meses trabalhados.
Como calcular o valor das férias?
Para ser feito o processo de cálculo do valor das férias, assim como a rescisão, as férias contam com uma grande variedade de valores, os quais os trabalhadores têm direito em caso de cumprimento de 12 meses trabalhados consecutivos dentro dos termos do seguinte segmento:
- Em caso de 0 a 5 faltas, são 30 dias corridos de férias;
- Em caso de 6 a 14 faltas, são 24 dias corridos de férias;
- Em caso de 15 a 23 faltas, são 18 dias corridos de férias;
- Em caso de 24 a 32 faltas, são 12 dias corridos de férias.
O cálculo das férias é feito por meio da divisão do salário bruto por 12 vezes e a multiplicação do valor pela quantidade de meses trabalhados.
Para que os dias de faltas sejam contados nas férias, é necessário que a ausência tenha sido por fins legais como, por exemplo, em caso da morte do cônjuge ou de um familiar próximo ao trabalhador.