Pagamento do PIS/Pasep em março: grupo de 22 milhões de brasileiros receberá o abono salarial
Nova rodada de pagamentos do PIS/Pasep começa em março. Confira quem recebe o abono salarial ainda neste mês!
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil realizam mais pagamentos do PIS/Pasep em março! Ao todo, um grupo de 22 milhões de trabalhadores receberá o abono salarial.
O benefício tem valor máximo de R$ 1.212,00, portanto, um salário mínimo. Mas o total pago varia de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base considerado para cálculo.
Aqui, você confere quem tem direito ao PIS/Pasep em março, como e onde sacar o abono salarial, entre outras informações importantes sobre o benefício. Acompanhe!
Quem terá direito ao PIS/Pasep em março?
Somente os trabalhadores que cumprem requisitos do PIS/Pasep recebem neste mês! Confira, a seguir, quais são esses requisitos e veja se seu perfil atende às normas do programa:
- Estar cadastrado no PIS ou Pasep há cinco anos, no mínimo;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos no ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica durante o período mínimo de 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
- Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) / eSocial.
Caso cumpra os requisitos acima, o calendário de pagamentos varia de acordo com o mês de nascimento do trabalhador (no caso do PIS) ou número final da inscrição Pasep.
Calendário de pagamento do PIS de março de 2022
- Nascidos em julho: 15 de março;
- Nascidos em agosto: 17 de março;
- Nascidos em setembro: 22 de março;
- Nascidos em outubro: 24 de março;
- Nascidos em novembro: 29 de março;
- Nascidos em dezembro: 31 de março.
Quem nasceu de janeiro a junho já teve o pagamento realizado. Verifique sua conta na Caixa Econômica Federal ou faça o saque em canais autorizados.
Calendário de pagamentos do Pasep de março de 2022
- Pasep final 6: 15 de março;
- Pasep final 7: 17 de março;
- Pasep final 8: 22 de março;
- Pasep final 9: 24 de março.
O servidor com inscrição Pasep final de 0 a 5 também já teve o pagamento realizado. Confira sua conta no Banco do Brasil ou entre em contato com a instituição financeira para obter informações sobre o repasse.
Como e onde fazer o saque do valor do abono salarial de março?
Os canais de saque variam de acordo com o perfil do trabalhador. A seguir, indicamos como funciona em cada um dos casos:
Trabalhador do setor privado
- Saque de conta Caixa: se tiver conta corrente ou poupança no banco, a instituição financeira faz o pagamento por crédito na conta. Basta usar seu cartão para sacar no caixa eletrônico;
- Saque em canais Caixa: se não tiver conta no banco, dá para sacar o PIS em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, utilizando cartão social e senha;
- Agência da Caixa Econômica Federal: com a apresentação de um documento de identificação (RG ou CNH).
Servidor público
- Saque de conta corrente ou poupança Banco do Brasil: quem é correntista ou poupador do BB receberá o abono salarial Pasep como crédito em sua conta. Basta usar o cartão para sacar em caixas eletrônicos;
- Transferência entre contas bancárias: opção disponível para quem não possui conta no Banco do Brasil. A transferência pode ser feita online ou em caixa eletrônico;
- Saque em agência do Banco do Brasil: basta apresentar documento de identificação e CPF.
O que acontece se não sacar o dinheiro do PIS/Pasep?
Quem perde o prazo de saque do abono salarial PIS/Pasep tem o prazo de até cinco anos para receber a quantia. Se não sacar o dinheiro nesse período, poderá fazê-lo somente com ordem judicial.
Deixou o prazo de saque passar? Então saiba que poderá receber o valor no próximo calendário de pagamentos do abono salarial. A previsão de uma nova rodada é somente em 2023.
Não recebi o abono salarial PIS/Pasep. E agora?
Há dois motivos principais para a ausência de pagamento, sendo uma delas o fato de o trabalhador não cumprir todos os requisitos do programa. Neste caso, não é considerado apto ao abono.
Outro motivo é que a empresa em que trabalha ou atuava não incluiu seu CPF na declaração de RAIS. Nesta situação, o trabalhador não recebe o benefício porque os dados estão incorretos junto ao governo. Procure a área de Recursos Humanos da empresa para solicitar a correção dos dados de forma amigável.