PIS/Pasep 2022: Perguntas mais comuns sobre o recebimento do abono salarial

Com o início dos pagamentos do Abono Salarial programado para esta semana, confira algumas perguntas comuns sobre o PIS/Pasep 2022.

A partir de amanhã (08/02) começam os pagamentos do PIS/Pasep 2022, que, apesar da proximidade, ainda gera perguntas comuns entre os trabalhadores.

Um dos principais motivos para as dúvidas sobre o abono salarial é o fato de os pagamentos do ano passado terem sido suspensos, o que faz com que muitas pessoas não saibam como vai funcionar neste ano.

Publicidade

Publicidade

Por isso, respondemos algumas das principais dúvidas sobre o PIS/Pasep que começa a ser pago nesta semana, conforme você pode acompanhar a seguir.

PIS-PASEP perguntas comuns
Veja as respostas para algumas perguntas comuns sobre o PIS/Pasep 2022. Foto: Shutterstock

Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022

Primeiro é importante deixar claro que os pagamentos do PIS/Pasep que começam nesta semana são relativos ao ano-base 2020, e não ao ano passado. Em relação aos critérios de recebimento do abono salarial, eles são os seguintes:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos;
  • Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com salário médio de no máximo dois salários mínimos;
  • Ter seus dados informados corretamente por parte do empregador na RAIS/e-social.

Valor que será pago em 2022

Como de costume, o valor do PIS/Pasep varia conforme o número de meses trabalhados no ano-base, ou seja, 2020. Nesse caso, a base para o cálculo do valor é o salário-mínimo.

Publicidade

Publicidade

Além disso, o salário-mínimo também corresponde ao valor máximo que o trabalhador pode receber de PIS/Pasep. Sendo assim, o teto do abono salarial em 2022 é de R$ 1.212.

Para saber onde e como consultar o valor disponível, confira o nosso texto sobre o assunto.

Outras dúvidas comuns sobre o PIS/Pasep 2022

PIS/Pasep em dobro?

Como os valores que começam a ser pagos em fevereiro são relativos a 2020, há a expectativa de que esse ano ainda tenha um segundo pagamento de PIS/Pasep, referente a 2021. Mas ainda não há nenhuma confirmação quanto a isso.

Calendário

O calendário de pagamentos do abono salarial tem regras diferentes para quem recebe PIS ou Pasep. Para conferir todas as datas de pagamento, veja os calendários completos.

Como receber

Para ter acesso ao valor do abono salarial, os trabalhadores podem receber via crédito em conta na Caixa (PIS) ou no Banco do Brasil (Pasep). Além disso, também é possível receber o abono salarial pelo Caixa Tem.

Mas, para quem prefere sacar o dinheiro, também é possível se dirigir a caixas eletrônicos e agências do respectivo banco, casas lotéricas, ou Correspondentes Caixa Aqui.

Publicidade

Publicidade

Em caso de outras dúvidas sobre o Abono Salarial, acesse o site da Caixa.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário