Ainda dá para sacar 22,8 bilhões de Pis/Pasep liberados pela Caixa

Trabalhadores dos setores privado e público ainda podem sacar R$ 22,8 bilhões de abono salarial Pis/Pasep. Trata-se de um benefício garantido a quem cumpre requisitos do programa. Aqui, indicamos quais são esses requisitos e como sacar o abono salarial. Confira!

abono pis/pasep

Cotas e abono salarial Pis/Pasep

São duas opções de benefício: cotas Pis/Pasep e abono salarial Pis/Pasep. As cotas são destinadas a quem trabalhou no setor público ou privado entre 1971 e 1988. Já o abono é válido para o trabalhador do setor público ou privado a partir de 1º de outubro de 1988.

Publicidade

Publicidade

Quem tem direito ao Pis/Pasep?

Só tem direito ao Pis/Pasep quem cumpre todos os requisitos do programa. A seguir, listamos quais são esses requisitos! Confira e saiba se você pode receber o benefício:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano anterior;
  • Ter recebido, em média, o máximo de dois salários mínimos por mês;
  • Estar inscrito no Pis/Pasep há cinco anos, no mínimo;
  • A empresa em que atuava precisa ter informado dados de tempo de trabalho e salário corretamente para o governo.

Um detalhe importante: herdeiros também têm direito a sacar a cota ou abono salarial Pis/Pasep. Para isso, basta apresentar uma documentação que comprove que é herdeiro direto do trabalhador.

Como consultar o Pis/Pasep?

Está na dúvida se realmente tem direito ao benefício? Uma das formas mais simples e rápidas de saber isso é realizando uma consulta Pis/Pasep online. A seguir, indicamos como efetuá-las:

Publicidade

Publicidade

Consulta Pis

  1. Acesse o portal da Caixa;
  2. Informe seu CPF, NIS ou e-mail e sua senha de acesso, caso tenha cadastro. Se não tiver, informe um dos dados de identificação e clique em “cadastrar/esqueci senha” e siga as orientações do site;
  3. Marque a caixa de recaptcha;
  4. Clique em “acessar”;
  5. Selecione “Pis” no menu de serviços;
  6. Clique em “consulta a pagamento”.

Consulta Pasep

  1. Acesse o site de consulta Pasep;
  2. Informe seu número de inscrição Pasep ou CPF e data de nascimento;
  3. Marque a caixa de recaptcha;
  4. Clique em “confirmar”.

Como sacar Pis?

O saque do Pis é feito na Caixa Econômica Federal para quem trabalhou em empresa do setor privado. O banco disponibiliza três formas de saque:

  • Cartão Cidadão: alternativa disponível para o trabalhador que possui o Cartão Cidadão e senha. Dá para sacar em caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas, é só apresentar seu cartão e digitar a senha;
  • Saque presencial em agência da Caixa: destinado a quem não possui o Cartão Cidadão. Apresente um documento de identificação (RG ou CNH) e CPF para efetuar o saque;
  • Depósito em conta: possui conta na Caixa Econômica Federal? Então, o banco faz o crédito diretamente nessa conta!

Como sacar Pasep?

O saque do Pasep é feito no Banco do Brasil para os trabalhadores do setor público. Confira quais são as opções disponíveis na instituição financeira:

  • Saque presencial em agência: destinado para trabalhadores que não possuem conta no Banco do Brasil. É obrigatório apresentar um documento de identificação e CPF;
  • Depósito em conta: se já for correntista do Banco do Brasil, o dinheiro será depositado automaticamente em conta.

Como saber quanto eu tenho direito de Pis/Pasep?

O valor do Pis/Pasep é proporcional ao tempo de trabalho no ano base. Quem trabalhou 12 meses recebe um salário mínimo integral, que é o valor máximo. Já quem trabalhou 3 meses recebe um valor proporcional.

Para chegar nesse valor proporcional é só fazer um cálculo simples! Tomando como base o exemplo anterior, basta dividir o valor do salário mínimo por 12 e multiplicar por 3 (quantidade de meses trabalhados). Neste caso, o abono é de R$ 275,00.

Não quer perder tempo fazendo essa conta? Então, é só realizar a consulta Pis/Pasep que indicamos anteriormente. Se tiver direito ao benefício, o site informará o valor a ser pago.

Vai ter Pis/Pasep em 2022?

A expectativa é que sim, que terá Pis/Pasep em 2022. O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) adiou os pagamentos de 2020 para 2022, com a finalidade de repassar verba para programas de preservação do emprego.

Publicidade

Publicidade

A previsão é que os pagamentos do Pis/Pasep retornem a partir de janeiro ou fevereiro, se estendendo até junho ou julho.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário