Dia dos Namorados 2022: 3 dicas para economizar no presente

Dia dos Namorados 2022: 3 dicas para economizar no presente
Dia dos Namorados 2022: as dívidas vão atrapalhar a compra de presentes nessa data? Veja o que aponta uma pesquisa da CNDL. (Imagem: Pexels / Divulgação)

No Dia dos Namorados 2022, a maioria dos consumidores brasileiros, 57%, vão comprar algum presente, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil. A expectativa é de que 92 milhões de pessoas façam compras nessa data e movimentem R$18,06 bilhões na economia. 

Em primeiro lugar aparecem esposos ou esposas na lista de quem será presenteado no dia 12 de junho. Em seguida, estão os namorados(das). O ticket médio será de R$ 196. Roupas, perfumes e cosméticos lideram o ranking dos produtos mais procurados.

Publicidade

Publicidade

“Tradicionalmente, são esses itens mesmo que a cada ano, no Dia dos Namorados, são os mais procurados. Neste ano, em especial, eles representam a retomada desse setor que foi duramente impactado durante a pandemia e, que agora, tem grandes motivos para comemorar esse aquecimento nas vendas”, explica Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL. 

Dia dos Namorados 2022 mesmo com dívidas

Dia dos Namorados 2022: 3 dicas para economizar no presente
Dia dos Namorados 2022: as dívidas vão atrapalhar a compra de presentes nessa data? Veja o que aponta uma pesquisa da CNDL. (Imagem: Pexels / Divulgação)

Dos entrevistados que não vão comprar presentes, 10% preferem priorizar o pagamento de contas em atraso. 

O país ainda enfrenta um momento delicado de crise, o orçamento apertado e o aumento da inflação impactam nas compras. Embora para muitos consumidores o momento seja de conter os gastos, esta é uma data importante, em que o ato de presentear acaba sendo uma demonstração de afeto”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Por mais que alguns participantes da pesquisa afirmem que não vão comprar presentes porque têm contas para pagar, 26% dos entrevistados revelaram que, mesmo nessa situação, vão fazer questão de ir às compras para o Dia dos Namorados 2022:

  • 66% deles estão com CPF negativado em serviços de proteção ao crédito;
  • 8% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente;
  • 35% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro.

Com essa situação, a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, ressalta a importância de ter cautela na hora das compras. 

Publicidade

Publicidade

Para os que têm contas em atraso ou estão negativados, existem outras formas de surpreender o parceiro. Fazer um esforço além da própria capacidade de pagamento pode comprometer ainda mais o orçamento. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade”.

Dicas para economizar no presente de Dia dos Namorados 2022

O Dia dos Namorados é uma data especial para mostrar afeto e carinho pela pessoa amada. Por isso, não é necessário fazer grandes compras. O importante mesmo é ter gastos equivalentes ao orçamento e se divertir. Veja algumas dicas!

Faça pequenas surpresas durante o dia

Uma opção barata é separar várias surpresas durante o dia para a pessoa amada. Começar com um café da manhã na cama, fazer uma playlist especial dedicada para o namorado(da), postar uma foto nas redes sociais, fazer um passeio diferente, um piquenique no parque… Tudo isso é diferente e tem o potencial de tornar o Dia dos Namorados 2022 inesquecível. Neste caso, vale a pena se planejar e programar um dia, para que o companheiro(a) perceba que houve esforço envolvido!

Faça você mesmo!

Aproveite tutoriais nas redes sociais e faça um presente para o seu amor. Pode ser um porta-retrato personalizado, uma caixa bonita com objetos que marcam momentos especiais juntos ou até mesmo um buquê de flores do jardim. 

Faça pesquisas de preços

Se você ainda preferir comprar algo para o Dia dos Namorados 2022 e precisar economizar, é necessário planejamento. Aproveite o final de maio para pegar alguma promoção especial, compare os preços na internet e em lojas físicas, pense além da caixa e pesquise algum presente original, que não é tão comum nessa data. 

 

Marina DarieFormada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
Veja mais ›
Fechar