IPVA 2022: Entenda como simular o valor aproximado do IPVA

Felipe Matozo

19/11/2021

Com dezembro se aproximando, muitos brasileiros já preparam para as contas de início de ano. Entre elas está o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que deve ficar mais caro em 2022 e faz com que muitos motoristas queiram simular o valor para ter em mente qual será o tamanho da conta.

Como o IPVA é calculado de acordo com o valor venal de cada veículo e alíquotas fixas praticadas nos estados, é possível chegar a um valor aproximado do imposto por conta própria.

Entretanto, é importante ter mente que esse valor não é definitivo, pois a avaliação do carro pode variar na tabela usada pelo estado. A seguir, veja como simular o valor do IPVA 2022.

Entenda como simular o valor aproximado do IPVA de 2022

Com IPVA mais caro em 2022, simular valor do imposto é uma boa estratégia para se preparar. Foto: Canva

Como simular o IPVA 2022?

Conforme já adiantamos, o cálculo do IPVA considera o valor do veículo e a alíquota cobrada no estado.

Em relação às alíquotas, elas variam de 2% a 4% do chamado “valor venal” dos veículos. Para saber qual a alíquota praticada na sua região, confira nosso texto com a tabela de valores por estado.

Já no caso do valor venal dos veículos, os estados usam tabelas de avaliação diferentes, por isso pode haver variações de preços. Mas para fazer a simulação, podemos usar como base a tabela FIPE, que é uma referência importante usada em todo o país.

Sendo assim, para simular o valor do IPVA 2022, primeiro é preciso conferir a alíquota cobrada no seu estado e pesquisar o preço médio do seu veículo no site da tabela FIPE.

Em seguida, basta fazer o seguinte cálculo: multiplique o valor do veículo pela alíquota e divida o resultado por 100.

Exemplo: se você mora em São Paulo, a alíquota cobrada no estado é de 4%. Vamos supor que o seu veículo esteja avaliado em R$ 25 mil:

  • 25.000 x 4 = 100.000
  • 100.000 ÷ 100 = 1.000

Nesse caso, o IPVA 2022 do seu veículo deve ser de aproximadamente R$ 1 mil.

Mas se você tiver acesso a uma calculadora, o cálculo pode ser ainda mais simples: basta fazer 25.000 x 4% que o resultado é exatamente o mesmo.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta