IPVA 2022: Entenda como simular o valor aproximado do IPVA

IPVA deve ficar mais caro em 2022, e motoristas já podem simular um valor aproximado do imposto para se prepararem para esta conta certa.

Com dezembro se aproximando, muitos brasileiros já preparam para as contas de início de ano. Entre elas está o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que deve ficar mais caro em 2022 e faz com que muitos motoristas queiram simular o valor para ter em mente qual será o tamanho da conta.

Como o IPVA é calculado de acordo com o valor venal de cada veículo e alíquotas fixas praticadas nos estados, é possível chegar a um valor aproximado do imposto por conta própria.

Publicidade

Publicidade

Entretanto, é importante ter mente que esse valor não é definitivo, pois a avaliação do carro pode variar na tabela usada pelo estado. A seguir, veja como simular o valor do IPVA 2022.

Entenda como simular o valor aproximado do IPVA de 2022
Com IPVA mais caro em 2022, simular valor do imposto é uma boa estratégia para se preparar. Foto: Canva

Como simular o IPVA 2022?

Conforme já adiantamos, o cálculo do IPVA considera o valor do veículo e a alíquota cobrada no estado.

Em relação às alíquotas, elas variam de 2% a 4% do chamado “valor venal” dos veículos. Para saber qual a alíquota praticada na sua região, confira nosso texto com a tabela de valores por estado.

Publicidade

Publicidade

Já no caso do valor venal dos veículos, os estados usam tabelas de avaliação diferentes, por isso pode haver variações de preços. Mas para fazer a simulação, podemos usar como base a tabela FIPE, que é uma referência importante usada em todo o país.

Sendo assim, para simular o valor do IPVA 2022, primeiro é preciso conferir a alíquota cobrada no seu estado e pesquisar o preço médio do seu veículo no site da tabela FIPE.

Em seguida, basta fazer o seguinte cálculo: multiplique o valor do veículo pela alíquota e divida o resultado por 100.

Exemplo: se você mora em São Paulo, a alíquota cobrada no estado é de 4%. Vamos supor que o seu veículo esteja avaliado em R$ 25 mil:

  • 25.000 x 4 = 100.000
  • 100.000 ÷ 100 = 1.000

Nesse caso, o IPVA 2022 do seu veículo deve ser de aproximadamente R$ 1 mil.

Mas se você tiver acesso a uma calculadora, o cálculo pode ser ainda mais simples: basta fazer 25.000 x 4% que o resultado é exatamente o mesmo.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário