Vacinação contra Covid para pessoas com 35 anos ou mais começa sexta-feira, 16 de julho em João Pessoa

A partir de hoje (16/07), começa a vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 35 anos de idade em João Pessoa (PB). Conforme explicou o prefeito Cícero Lucena (PP), o agendamento obrigatório será gradativo, ou seja, com a liberação de novas vagas no decorrer do dia.

Para o público de 35 anos ou mais, o agendamento em João Pessoa começou às 10h desta sexta-feira, e quem conseguiu vaga pode se dirigir ao local cadastrado ainda hoje. Durante o dia, serão disponibilizadas novas vagas às 16h e às 20h. Cada um dos três períodos de agendamento para este grupo terá 12 mil vacinas disponíveis.

Publicidade

Publicidade

A vacinação acontece em 22 ginásios na capital paraibana com horário de atendimento das 8h às 17h. Além disso, há ainda outros seis pontos de drive-thru que estão funcionando por 24 horas, contando a partir das 8h de hoje.

vacinação joão pessoa 35 anos
Mutirão para vacinar pessoas a partir de 35 anos segue até sábado. Foto: Prefeitura de João Pessoa

De acordo com o prefeito, com abertura de novas vagas a cada quatro horas, a expectativa é baixar a idade do público-alvo conforme a procura e o número de doses disponíveis. Com isso, é possível que o grupo a partir dos 30 anos já comece a receber a imunização nesse final de semana.

Iniciaremos amanhã um mutirão de vacinação. Logo cedo, o público de 40+ sem comorbidades será imunizado. Em seguida abriremos vagas para 35+ em pelo menos duas fases de agendamento. Se tudo der certo, no sábado chegaremos a 30+, e a marca de 75% da população imunizada”, informou Lucena em sua conta no Twitter.

Durante o mutirão que segue entre sexta e sábado, a aplicação da segunda dose ficará suspensa. Mas segundo a prefeitura, a imunização com a dose de reforço está garantida para os próximos 30 dias.

Publicidade

Publicidade

Veja também: 15,17% da população brasileira está totalmente vacinada contra covid-19

Calendário de vacinação contra Covid-19 em João Pessoa

O calendário de vacinação em João Pessoa retornou hoje após ficar suspenso por falta de doses. Segundo o secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Geraldo Medeiros, isso aconteceu devido ao atraso na distribuição de vacinas por parte do Ministério da Saúde.

O calendário de vacinação em João Pessoa é atualizado diariamente, e a campanha segue de acordo com a demanda na cidade e o número de doses disponíveis.

Conforme já destacamos, com a chegada do novo lote de vacinas à capital paraibana, no momento a vacinação em João Pessoa é destinada às pessoas com 35 anos ou mais, sendo que antes é preciso agendar nos horários já informados.

Se houver estoque após a imunização deste grupo, que terá 36 mil doses disponibilizadas ao longo do dia, quem tem a partir de 30 anos poderá agendar uma vaga a partir de sábado (17/07).

O avanço da vacinação em João Pessoa ajuda a colocar a cidade em posição de destaque entre as capitais com menor ocupação de leitos de UTI.

Como agendar para receber vacina em João Pessoa?

Publicidade

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância de se atentar aos horários de agendamento prévio para o mutirão deste final de semana: 10h, 16h e 20h de sexta-feira. Vale lembrar que cada período terá 12 mil vagas disponíveis.

Para fazer o agendamento obrigatório, basta acessar vacina.joaopessoa.pb.gov.br e escolher a opção “Pré-cadastro”. Em seguida, é só preencher os dados solicitados e clicar em “Prosseguir”.

Segundo a prefeitura, o agendamento é necessário para evitar longas filas, aglomeração e também para otimizar o trabalho dos profissionais de saúde. Qualquer cidadão dentro do grupo atual pode agendar o atendimento em um dos vários pontos espalhados pela cidade.

Quando não há ofertas de vacinas, a página exibe uma mensagem informando que o estoque está esgotado ou que não há vacina para o grupo do solicitante no momento. Para evitar confusões, a prefeitura ressalta a importância de sempre acompanhar os canais oficiais.

Publicidade

Caso haja algum problema no aplicativo na hora do cadastro ou do agendamento, é recomendado procurar um posto de vacinação para receber orientação e garantir a dose.

Publicidade

Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e o Cartão SUS.

Transporte gratuito

Em João Pessoa, quem precisa se deslocar de um bairro a outro para receber a vacina pode utilizar os serviços dos aplicativos 99 e Uber de forma gratuita. A iniciativa é uma parceria das empresas com a Prefeitura Municipal e o Governo da Paraíba.

No 99, o usuário precisa inserir o código promocional “Promocodes” para ter acesso ao benefício. Já no caso do Uber, o código que a pessoa precisa inserir no aplicativo é o “VACINAPB”, o que garante a gratuidade para as duas viagens de até R$ 25 cada.

Publicidade

Publicidade

Fonte: G1.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário