O que são verificações cruzadas? Explicamos isso para você!

O que são verificações cruzadas Explicamos isso para você!
Fonte/Reprodução: original

Por mais que seja uma ferramenta em desuso, o cheque ainda é utilizado para realização de pagamentos em empresas e ainda aceito em alguns estabelecimentos específicos. Uma das verificações mais famosas é o cheque cruzado, onde se coloca dois riscos na diagonal para simbolizar que o pagamento será feito em um local específico. 

Além disso, é uma forma segura de saber se o cheque será usado da forma devida e evitando roubo.

Publicidade

Publicidade

Vamos explicar abaixo o que significa este sinal e o que acontece quando o cheque fica cruzado. 

O que significa verificar o cruzado?

Se não quiser pagar em dinheiro e cartão à vista, o cheque é outra opção. O seu valor pode ser retirado por saque ou depósito em conta. Entretanto, o cheque cruzado é quando você simboliza que o pagamento somente acontecerá em conta-corrente. Esta técnica ajuda, portanto, a evitar roubo ou uso indevido. 

O que significa verificar o cruzado
Fonte/Reprodução: original

Ou seja, você não pode sacar um cheque, apenas fazer o depósito em sua conta e armazenar por lá. 

Publicidade

Publicidade

Se houver a indicação do beneficiário no cheque, o responsável é o único que poderá fazer o depósito na conta. 

Posso depositar ou sacar um cheque cruzado?

Como falamos anteriormente, o cheque com verificações cruzadas somente será depositado em uma conta-corrente específica. Não adianta ir ao caixa da sua agência para sacar, você precisa colocar o valor diretamente em uma conta indicada e não pode ser em uma poupança. 

Quando depositado durante o expediente bancário (das 9h às 16h), ele será liberado no dia útil seguinte. Caso o depósito aconteça no fim de semana, ele será acolhido na hora em que se inicia o prazo para liberação do depósito.  

Como identificar um cheque cruzado?

Ao cruzar um cheque, você precisa preencher a folha com o valor do pagamento, data e assinatura. Por conseguinte, realizar dois traços paralelamente na diagonal em um dos cantos da parte de cima do papel. 

Assim, se identifica o cheque com verificações cruzadas. Sem contar que você passa a ter mais tempo para cancelar a transação caso ele seja roubado.

Uma forma de fazer seu cheque ser ainda mais seguro é transformando em um Cheque Nominal Cruzado, ou seja, quando você destina quem será destinado o cheque e quem vai depositar.  Portanto, o valor só pode ser depositado na conta da pessoa que foi informada no cheque.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar