O que levar em conta na hora de escolher seu banco digital

Descubra aqui alguns pontos importantes a se levar em consideração na hora de escolher um banco digital com sabedoria e consciência.

Está pensando em abrir uma conta em um banco digital, mas, com tantas opções disponíveis no mercado (Nubank, PicPay, Banco Inter, C6 Bank, Next, Neon, PagBank, AgiBank etc.), não sabe qual escolher? Pois confira esta matéria do No Detalhe e conheça alguns pontos importantes que você precisa levar em consideração antes de se tornar cliente de um banco digital!

Segurança da conta

Quando se fala em banco digital, um dos principais detalhes que o cliente deve levar em consideração na hora de escolher em qual depositar seu dinheiro é a segurança.

Publicidade

Publicidade

Embora bancos sejam geralmente bastante seguros — justamente por lidarem com algo tão valioso como dinheiro — é sempre importante fazer uma pesquisa a respeito da instituição financeira em que você está pretendendo abrir sua conta.

Caso constante que determinado banco digital investe mais dinheiro em publicidade, marketing, propaganda e divulgação do que em segurança e transparência, é bom ficar com um pé atrás e repensar a abertura da conta.

Praticidade

O que levar em conta na hora de escolher seu banco digital (Imagem: Firmbee/Unsplash)
O que levar em conta na hora de escolher seu banco digital (Imagem: Firmbee/Unsplash)

Sendo totalmente digital, é importante que o banco possua um aplicativo prático e funcional. Afinal, ele é basicamente tudo o que você terá para efetuar transações, pagar contas e resolver problemas, já que bancos digitais não possuem agências físicas.

Publicidade

Publicidade

Por isso, opte sempre por bancos digitais que possuam aplicativos completos, funcionais, práticos, intuitivos e bem avaliados.

Também é importante conferir se o banco digital em questão não possui tantas burocracias quanto um banco tradicional. Não adianta ter um ótimo aplicativo, mas ainda insistir em incansáveis formulários e infinitas solicitações de documentação para coisas que hoje em dia são simples, como transferências, contrações de empréstimo etc.

Custo

Segurança e praticidade não é tudo. Antes de realmente abrir a conta, é preciso certificar-se de que o banco digital em questão não é cheio de taxas e tarifas ocultas.

Por exemplo, por não ter agências físicas, muitos bancos digitais oferecem a opção de saques em caixas eletrônicos (como nos da Rede24Horas), mas com cobranças de tarifas altíssimas. Tarifas nesse caso são inevitáveis, mas, se você é do tipo de cliente que faz saques com frequência, pesquisar quais são os bancos digitais com as tarifas mais baixas para estas operações é o melhor a se fazer.

Isso vale também para juros — como os juros rotativos do cartão de crédito —, para anuidades, seguros etc.

Benefícios

Obviamente, além de tudo o mencionado até aqui, é importante que o banco digital escolhido disponibilize aos seus clientes recursos e benefícios que já são amplamente disponibilizados e atualmente necessários para o dia a dia.

Publicidade

Publicidade

Alguns exemplos são programas de fidelidade, programas de ponto opções de investimento, cartões e contas para diferentes perfis de clientes (inclusive para Pessoas Jurídicas), programas de cashback etc.

Suporte

Falhas eventualmente vão acontecer, por melhor que seja o banco, e dúvidas naturalmente vão surgir. Nessas horas, é importante que o banco digital escolhido tenha um bom suporte, disponibilizando vários canais de comunicação (chat no próprio app, WhatsApp, telefone etc.). E, obviamente, que o atendimento seja humanizado e capaz de solucionar os eventuais problemas.

Responsabilidade social

Além de todos os outros pontos destacados nesta matéria, outro a ser levado em consideração é o chamado “ESG”, sigla em inglês para “Ambiental, Social e Governança” que faz referência à consciência que determinada empresa ou negócio tem e a forma como ela lida com fatores sociais e ambientais.

Atualmente, mais do que nunca, é importante pesquisar sobre a forma como determinado banco digital se posiciona em relação a questões como diversidade (de gênero, étnica, religiosa etc.), preservação do meio ambiente, censura, desigualdade  e injustiça social, racismo, sexismo etc.

Publicidade

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
Bancos digitais: Saiba quais são os 10 melhores atualmente

Publicidade

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário