Isenção do IPVA 2022 em MS. Lei é sancionada. Veja quais modelos estão isentos

O IPVA MS terá novas regras de isenção a partir de 2022. Com a mudança na lei, veículos com 15 anos ou mais ficarão isentos do imposto.

No Mato Grosso do Sul, uma mudança nas regras para isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA MS) irá incluir mais veículos na lista daqueles que não precisam pagar o tributo no estado.

De acordo com a lei publicada nesta quinta-feira (25/11) no Diário Oficial, veículos fabricados até 2006 estão isentos do IPVA MS a partir do ano que vem. Antes, a isenção valia para veículos com 20 anos de fabricação ou mais.

Publicidade

Publicidade

A medida que amplia a isenção para veículos com 15 anos de fabricação é uma tentativa de reduzir os efeitos da pandemia de covid-19 e a alta esperada para o IPVA em 2022Os efeitos da nova lei já passam a contar a partir de 1º de janeiro de 2022, e a cobrança de 2021 ainda considera a regra de isenção anterior (20 anos).

isenção ipva ms
Veículos com 15 anos de fabricação ou mais não precisarão pagar IPVA MS a partir de 2022. Foto: Governo do Estado

IPVA MS deve ficar mais caro em 2022

Com a mudança nas regras do IPVA MS, proprietários de veículos que antes não teriam direito à isenção conseguiram se livrar de um problema que preocupa muitos motoristas em todo o país: a provável alta no valor do imposto em 2022.

O motivo dessa tendência é a valorização dos carros usados observada em 2021, por conta de uma crise de produção mundial. Com uma redução na oferta de carros 0 km, os seminovos acabaram ficando mais caros no decorrer do ano.

Publicidade

Publicidade

E como o chamado “valor venal” de cada veículo ajuda a determinar o custo do IPVA, essa valorização deverá impactar no valor do imposto.

Para que o motorista sul-mato-grossense tenha uma base de quanto pagará de IPVA em 2022, basta simular o valor aproximado do imposto seguindo os passos descritos abaixo:

  1. Acesse o site da Tabela Fipe e pesquise o preço médio do seu veículo;
  2. Em seguida, multiplique o valor do veículo pela alíquota cobrada no estado. No caso do Mato Grosso do Sul, a alíquota do IPVA é de 3,5%.
  3. Por exemplo: se o seu veículo tiver um preço médio de R$ 30 mil, basta fazer 30.000 x 3,5% ou 30.000 x 5 e depois dividir o resultado por 100. Nesse caso, o valor aproximado do IPVA em 2022 é R$ 1.050.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário