Reclamação Correios entrega atrasada – Como fazer?

Casos de atrasos de encomendas com entrega via Correios são comuns, mas nem sempre o consumidor sabe como agir para acelerar o processo e efetivamente receber sua compra.

Uma das formas de resolver casos de atraso é registrar uma reclamação nos Correios, processo que pode ser feito online no site do órgão público. Aqui, indicamos como fazer a sua. Confira!

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reclamação correios entrega atrasada

Como funciona a reclamação Correios online?

Está com sua encomenda atrasada com entrega pelos Correios? Então, é só registrar uma reclamação no site do órgão! Depois da abertura do chamado, dá para acompanhar online o caso, tendo maior praticidade na solução do problema.

Todas as atualizações sobre o pedido são registradas no site e os analistas dos Correios colocam informações sobre a entrega, bem como sobre a solução, diretamente na página.

Trata-se de um serviço gratuito e que costuma oferecer uma resposta rápida ao cliente, mas dependendo da complexidade do caso pode ser que demore um pouco mais para obter uma solução.

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Como abrir reclamação nos Correios sobre entrega atrasada?

A reclamação deve ser feita no site dos Correios, especificamente na seção Fale Conosco. Para facilitar seu trabalho, preparamos um passo a passo para lhe orientar no uso desse serviço:

  1. Acesse a seção Fale Conosco, no site dos Correios;
  2. Em “Reclamação”, clique em “entrega de remessa / objeto postal nacional” ou “entrega de remessa / objeto postal internacional”;
  3. Selecione a opção “inconformidade na entrega da remessa / objeto postal”;
  4. Em “selecione”, clique em “remessa / objeto postal não entregue”;
  5. Informe se você é remetente ou destinatário da correspondência / encomenda;
  6. Preencha o formulário com seus dados, como código do objeto, nome, CPF ou CNPJ, telefone para contato, e-mail de resposta e tipo de embalagem;
  7. Marque a caixa de recaptcha, para autenticação de seu acesso;
  8. Clique em “enviar”.

Pronto! Agora é só acompanhar o andamento do processo no site dos Correios. Quando houver alguma atualização no caso, uma notificação será encaminhada para o e-mail de resposta registrado no site.

Como acompanhar reclamação de entrega atrasada nos Correios?

Após registrar sua reclamação de entrega atrasada no site dos Correios, dá para acompanhar o status de todo o processo online. A seguir, indicamos como fazer isso:

  1. Acesse a seção Fale Conosco, no site dos Correios;
  2. Em “acompanhar manifestação”, selecione “clique aqui se deseja acompanhar ou reativar sua manifestação”;
  3. Informe o código da manifestação ou o código do objeto, bem como a identificação do remetente (CPF ou CNPJ);
  4. Marque a caixa de recaptcha;
  5. Clique em “consultar”.

O que fazer antes de registrar sua reclamação nos Correios?

O prazo de entrega do produto já passou e pretende registrar uma reclamação no site dos Correios? Então, é importante adotar algumas medidas antes disso, como as que indicamos a seguir:

Verifique o status do pedido junto à loja

Antes de registrar sua reclamação nos Correios, verifique o status do pedido junto à loja em que fez a compra. Dessa forma, será possível confirmar se o pedido foi efetivamente enviado.

Em caso negativo, tente resolver o problema diretamente com a loja, seja pedindo o envio ou cancelando o pedido pelo não cumprimento do acordo comercial.

Veja se a entrega é pelos Correios

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Além disso, antes de registrar sua reclamação online nos Correios é importante verificar se a entrega realmente será feita pelo órgão. Para saber isso é simples, basta consultar o status do pedido junto à loja.

Se o pedido não for pelos Correios, verifique a possibilidade de rastreá-lo junto à transportadora, para saber exatamente onde está e ter uma previsão de entrega.

Correios: atraso na entrega e indenização

Em alguns casos, o consumidor pode solicitar uma indenização aos Correios pelo atraso na entrega. Em situações assim, a empresa devolve uma parte do valor pago no frete e o total varia de acordo com o tempo de demora e tipo de serviço de entrega contratado.

Mas, de maneira geral a indenização varia de 5% do valor do frete (no caso de encomendas enviadas por PAC) a 100% do total (para entregas via SEDEX Hoje, SEDEX 10 e SEDEX 12).

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Também há a possibilidade de indenização no caso de avarias, roubo, entrega indevida e extravio de mercadorias. Se seu pedido for de valor alto, contrate o serviço adicional “Valor Declarado”, para aumentar as chances de receber a indenização se houver algum problema.

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Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
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