Matrícula Rio 2022 – Como Funciona? Calendário, Documentos e Quem Deve Procurar

As informações sobre Matrícula Rio 2022 ainda não foram divulgadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, mas, se o processo for feito da mesma forma do que em relação a este ano, serão divulgados quatro calendários diferentes: 2ª Fase de Matrícula / Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA (Educação Especial, Alunos Novos e Transferência); Creche (Transferências Internas e Alunos Novos); Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (Transferência Interna) e; pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (Alunos Novos).

Como fazer a Matrícula Rio 2022?

Matrícula Rio 2022 ainda não está aberta.
Matrícula Rio 2022 ainda não está aberta. Veja como ela foi feita no ano passado e de que forma as aulas estão sendo realizadas atualmente na cidade. (Imagem: Arquivo / Prefeitura do Rio)

A matrícula Rio 2022 é feita, tradicionalmente, pelo site www.matricula.rio. Quem não tem acesso à internet, pode buscar uma unidade escolar (EM, Ciep, Creja) para se inscrever. Ao todo, são 1.542 locais, que contam com a presença de funcionários para o preenchimento do formulário. 

Publicidade

Publicidade

No ano passado, o calendário referente ao ano de 2021 começou em 18 de dezembro, para a educação especial e foi até 24 de janeiro, para a realização de matrículas de novos alunos de Pré-Escola/Ensino Fundamental e EJA. 

Os alunos que já estudam na rede municipal de ensino e que não querem fazer a transferência de escola, normalmente, têm a matrícula renovada automaticamente com vaga garantida e não precisam acessar o site.

Vacinação de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro

Neste sábado, dia 16 de outubro, crianças e adolescentes cariocas foram os grupos escolhidos para participarem do Dia D de vacinação. Os imunizantes distribuídos foram: BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, influenza, tríplice bacteriana, varicela e HPV. Já os adolescentes irão atualizar os imunizantes HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B e meningocócica ACWY. 

Publicidade

Publicidade

Mesmo quem perdeu a data, pode se vacinar. A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro. O objetivo é  atualizar a situação vacinal de 1,2 milhão de pessoas do público-alvo no Rio. Por enquanto, a adesão das famílias está baixa. 

Jovens com mais de 12 anos que participarem da campanha para tomar vacinas em atraso, podem aproveitar para serem imunizados contra a covid-19. 

Como será o ano letivo em 2022 no Rio de Janeiro?

No início de outubro, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, recomendou o retorno pleno das aulas presenciais na cidade. A orientação é válida para todas as unidades de ensino públicas ou particulares, nos diferentes níveis de educação.

De acordo com o CEEC, a melhora do cenário epidemiológico na capital, a menor taxa de transmissão e hospitalizações por covid-19 e o avanço da cobertura vacinal da população permitem que essa medida seja tomada. 

Com essa recomendação, a Prefeitura do Rio determinou a volta completa as aulas presenciais na rede municipal de ensino. A retomada será feita em duas etapas e começa no dia 18 de outubro, segunda-feira. 

A partir desta data, o rodízio das turmas vai deixar de ser feito para alunos da pré-escola, 1º, 2º, 5º e 9º anos e Carioca II e para o programa de aceleração do ensino. Já a partir do dia 25, isso será feito com estudantes da creche, 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e classes especiais.

A rede municipal do Rio de Janeiro está preparada para ter todos os nossos alunos indo todos os dias para as aulas presenciais. Temos a maior rede municipal de ensino da América Latina, são 1.543 escolas, 644 mil estudantes e mais de 50 mil profissionais. É necessário planejamento logístico para que a gente consiga fazer com que tenhamos comida nas escolas, profissionais de apoio, merendeiras e pessoal da limpeza”, afirmou Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação.

Publicidade

Publicidade

Fontes: Agência Brasil e Prefeitura do Rio

Marina Darie
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário