Matrícula Nova Iguaçu 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

Confira, aqui, como fazer a matrícula Nova Iguaçu 2022 online, bem como quais são os prazos para se cadastrar e tentar uma vaga.

Está mais fácil fazer a matrícula Nova Iguaçu 2022: agora, pais e alunos que já têm mais de 18 anos podem realizá-la online, no site Matrícula Fácil RJ.

Aqui, apresentamos um passo a passo de como fazer a matrícula Nova Iguaçu online! Confira e saiba como funciona, bem como quais são os prazos, para não os perder!

Publicidade

Publicidade

Como funciona a matrícula Nova Iguaçu 2022?

A matrícula é feita no portal Matrícula Fácil RJ de maneira simples e rápida. Mas, atenção a um detalhe: o que se faz online é uma pré-matrícula.

Na prática, isso significa que o aluno garante temporariamente a vaga. Então, é preciso comparecer à unidade de ensino para apresentar a documentação necessária e confirmar a matrícula. Somente a partir disso a vaga efetivamente será do estudante.

Quando o pai ou o aluno não comparece à escola para confirmação da matrícula, ele perde a vaga, sendo necessário realizar um novo cadastro na plataforma Matrícula Fácil RJ para tentar outra oportunidade.

Publicidade

Publicidade

Matrícula Nova Iguaçu 2022 - Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online

Como fazer matrícula em Escola Municipal e Estadual RJ 2022

A matrícula em escola municipal e estadual RJ pode ser feita online na plataforma criada pela Secretaria de Educação. Confira, a seguir, um passo a passo para efetuá-la:

  1. Acesse o site Matrícula Fácil RJ;
  2. Clique em “faça sua inscrição”;
  3. Informe o nome completo do candidato à vaga, bem como o nome completo de sua mãe, data de nascimento e se já é aluno da rede;
  4. Clique em “continuar”;
  5. Preencha demais formulários de inscrição;
  6. Finalize a pré-matrícula.

Durante a inscrição, é obrigatório selecionar uma unidade de ensino em que o aluno estudará. Ao informar seu endereço de residência, o sistema lista escolas mais próximas, para facilitar a locomoção do estudante até o local.

Mas, isso não significa que conseguirá uma vaga na escola, é preciso aguardar para verificar se há alguma oportunidade na unidade de ensino. Em caso de aprovação, basta comparecer à escola para confirmar a matrícula.

Requisitos para fazer matrícula

Somente maiores de idade podem fazer a matrícula online! Caso o candidato tenha menos de 18 anos, um de seus pais ou responsável legal terá de fazer a matrícula.

Além disso, também é obrigatório fornecer algum documento de identificação do aluno, como o RG ou CPF. Se o pai ou responsável legal fizer a matrícula, também deve apresentar um documento de identificação pessoal.

Não há necessidade de encaminhar cópias de documentos pelo site! Essa documentação será solicitada quando fizer a confirmação da matrícula presencialmente, portanto, deixe para apresentá-la na escola.

Documentação necessária para a matrícula

Publicidade

Publicidade

A Secretaria de Educação encaminha uma notificação informando até que dia é possível comparecer à escola para confirmação da matrícula. Nessa data, será preciso apresentar na unidade de ensino:

  • Carteira de identidade (RG) ou documento que a substitua (certidão de nascimento ou casamento);
  • CPF, se possuir;
  • Histórico escolar ou declaração da última escola em que estudou, constando dados como a série para qual o aluno está habilitado para estudar;
  • Carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menores de 18 anos;
  • Laudo comprobatório de deficiência declarada, se for o caso;
  • Comprovante de residência atualizado (conta de luz, água, gás, telefonia, entre outras).

Essa documentação deve ser apresentada diretamente na escola em que o aluno estudará. Caso não tenha algum dos documentos, apresente somente o que possui e verifique com a unidade de ensino a possibilidade de encaminhar o documento faltante posteriormente.

Normalmente, a escola costuma aceitar esse tipo de caso. Mas, a unidade sempre passa uma data para apresentar o documento que faltou. Caso não tenha o documento até essa data, o aluno perde a vaga.

Calendário de matrícula RJ 2022

O calendário de matrícula estabelece datas máximas para realização do pré-cadastro online. A seguir, informamos quais são esses prazos:

  • 18 a 21 de dezembro: educação especial (a partir de 4 anos de idade), desde que o aluno tenha deficiência;
  • 14 a 16 de dezembro: escola municipal cívico-militar carioca, com foco nos alunos do 6º ao 9º ano;
  • 05 a 10 de janeiro: creche (bebês de 6 meses a 3 anos e 11 meses de idade);
  • 08 a 13 de janeiro: pré-escola, ensino fundamental e EJA em casos de transferência;
  • 19 a 24 de janeiro: pré-escola e ensino fundamental/EJA para alunos novos.

Publicidade

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário