Matrícula 2022 – Fique atento às principais datas e como realizar as matrículas nas principais instituições de ensino

O ano de 2021 está quase no fim, o que, para pais e responsáveis, significa que está na hora de começar a pensar no próximo ano letivo. Diversos governos estaduais e prefeituras já abriram o processo de matrícula 2022: alguns deles, apenas para alunos já inscritos nas redes de ensino.

Assim como aconteceu neste ano, a matrícula 2022 será feita majoritariamente online, na maioria das cidades e estados brasileiros, para evitar filas e aglomerações nas escolas. Apenas quem não tiver acesso à internet  ou as famílias que precisam entregar documentos devem comparecer até uma unidade escolar,  para receber auxílio dos servidores públicos da educação. 

Publicidade

Publicidade

Matrícula 2022 no Rio Grande do Sul

Confira as datas para fazer matrícula 2022 em RS, DF e SC.
Confira as datas para fazer matrícula 2022 em RS, DF e SC. (Imagem: Maurício Vieira/Secom)

No Rio Grande do Sul, a matrícula 2022 é feita pela Chamada Pública Escolar e acontece de forma online, pelo site da Seduc. Confira os prazos:

  • Rematrícula, Pré-matrícula, inscrição no 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio, Curso Normal, Educação Profissional e Aproveitamento de Estudos de Curso Normal: 01/11/2021 a 28/11/2021;
  • Designação dos contemplados disponível no Site da Secretaria de Educação: 31/12/2021;
  • Efetivação das matrículas e entrega das documentações na escola para qual foi  designado: 03/01/22 a 14/01/2022;
  • Transferências: 03/01/2022 a 14/01/2022;
  • Designação das transferências disponível no Site da Secretaria de Educação: 31/01/2022;
  • Efetivação das matrículas e entrega das documentações na escola para qual foi  designado: 31/01/2022 a 09/02/2022.

A rematrícula é feita automaticamente para os alunos que não estão na Busca Ativa. Para os que se encontravam em Busca Ativa até o dia 1º de outubro, é necessário ir  presencialmente na sua escola para efetivar a rematrícula.

Quem fizer a matrícula 2022 ou  transferência também precisa comparecer presencialmente em uma escola com os seguintes documentos em mãos:

Publicidade

Publicidade

  • Certidão de nascimento do aluno ou RG;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência do responsável; 
  • RG do responsável;
  • Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental  precisam levar: CNS (Cartão Nacional de Saúde), do NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

Matrícula 2022 no Distrito Federal

No Distrito Federal, a renovação da matrícula 2022 para estudantes da rede pública é feita de forma automática para aqueles que são frequentes. É de responsabilidade das secretarias escolares realizarem a confirmação de matrícula desses estudantes. 

O prazo para fazer a transferência escolar vai do dia 8 a 11 de novembro e precisa ser feito diretamente na escola onde o estudante está matriculado.

Já as matrículas para novos alunos podem ser realizadas de duas formas: 

  • Pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h;
  • No site da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 24 horas por dia.

No momento da inscrição é preciso informar o número de CPF do estudante , o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis. Para se matricular é preciso ter a idade mínima de 4 anos completados até 31 de março de 2022.

Matrícula 2022 em Santa Catarina

O recadastro para estudantes já matriculados na rede estadual de Santa Catarina  terminou em outubro.  Os pais e responsáveis precisaram atualizar as informações dos alunos na plataforma Estudante On-line. 

Já os novos alunos têm do dia 1 a 3 de dezembro para se matricularem no site https://matriculaonline.sed.sc.gov.br/. A partir disso, as famílias serão cadastradas no sistema da SED, por ordem de acesso. Importante: o estudante precisa estar inscrito no cadastro.gov.br, antes do momento da matrícula.

Se 2021 foi um ano muito importante para a educação catarinense, com desafios e uma retomada muito exitosa, 2022 será ainda melhor. Estamos nos preparando para receber 100% dos nossos alunos de forma presencial com muitos investimentos em tecnologia e infraestrutura. Também estamos valorizando e qualificando nossos professores, com aumento remuneratório e formações para implantação do Novo Ensino Médio em todas as escolas da rede”, afirma o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

Publicidade

Publicidade

Nas escolas em que o número de matrículas for maior do que a quantidade de vagas será realizado um sorteio. Para concorrer a um lugar, os alunos devem fazer sua pré-matrícula entre os dias 17 e 19 de novembro. 

 

Marina Darie
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário