Vagas no Prouni 2022 estão abertas para consulta. Inscrições começam no fim do mês de fevereiro

inscrição prouni 2022
Participantes do Enem já conhecem datas para inscrição no Prouni 2022. Foto: Divulgação

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar as vagas que estarão disponíveis no processo seletivo do Prouni no primeiro semestre de 2022.

Na última quarta-feira (02/02), o Ministério da Educação (MEC) liberou aos candidatos a buscar por curso, instituição do ensino ou município na página do programa (mais detalhes abaixo).

Publicidade

Publicidade

Com isso, os estudantes interessados no Prouni já podem começar a definir as vagas de sua preferência antes do início das inscrições, que acontecem entre 22 e 25 de fevereiro.

inscrição prouni 2022
Participantes do Enem já podem conferir as vagas disponíveis no Prouni do primeiro semestre de 2022. Foto: Divulgação

Consultar vagas do Prouni 2022 – Passo a Passo

Neste primeiro semestre do ano, o Prouni oferece um total de 273 mil bolsas, sendo 181 mil integrais e 91,9 mil parciais (50%). Ao todo, estas bolsas estão distribuídas em 1085 instituições em todo o país.

Para consultar as vagas disponíveis no primeiro processo seletivo do Prouni em 2022, basta seguir os passos abaixo:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o site do Prouni;
  2. Em seguida, clique no botão “Pesquisar Bolsas”;
  3. Depois, é só usar os filtros disponíveis para fazer buscas conforme preferir, nas opções por nome do curso, por instituição ou por município. Além disso, também é possível filtrar os resultados por modalidade (presencial ou a distância), cotas e bolsas integrais ou parciais.

Quem pode concorrer as vagas do Prouni

Para concorrer a uma bolsa do Prouni, o candidato precisa ter participado da última edição do Enem. Afinal, o programa usa as notas do exame para distribuir as bolsas de estudo.

Além disso, para o primeiro semestre de 2022, também é necessário atender a um dos seguintes critérios do Prouni:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral em escolas particulares;
  • Ter alguma deficiência (PcD);
  • Ser professor de educação básica na rede pública de ensino;
  • Não ter diploma de ensino superior (exceto no caso dos professores).

Já em relação aos critérios de renda do Prouni 2022, eles variam conforme o tipo de bolsa. No casos das bolsas integrais (100%), o candidato deve ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818) por pessoa. Enquanto isso, nas bolsas parciais (50%), a renda deve ser de até 3 salários mínimos (R$ 3.636) por pessoa.

Em dezembro do ano passado, o governo permitiu acesso de estudantes de colégios particulares ao Prounimas a mudança ainda não vale para o primeiro semestre.

Inscrição Prouni 2022

O período de inscrições segue entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Quando as inscrições estiverem disponíveis, basta acessar o site do Prouni e selecionar as vagas de sua preferência para se candidatar.

Para mais informações sobre o programa, confira 5 perguntas sobre o Prouni 2022 que precisam ser respondidas.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar