Prouni 2022: 5 perguntas que precisam ser respondidas

Criado em 2004, durante o governo do ex-presidente Lula (PT), o Programa Universidade para Todos (Prouni) é um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil. Mas apesar de ser um programa conhecido, o Prouni ainda gera perguntas comuns entre estudantes que desejam tentar uma bolsa em 2022.

De modo geral, o programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em diversas instituições particulares de ensino do país.

Publicidade

Publicidade

Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre o funcionamento do Prouni, a seguir vamos responder algumas perguntas comuns sobre o programa.

prouni 2022 perguntas
Confira as respostas para algumas perguntas comuns sobre o Prouni 2022. Foto: Lucas Silva/Guia do Estudante

1 – Quais são os principais critérios do Prouni 2022?

O Prouni é voltado a brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado da última edição do Enem, obtido média de pelo menos 450 pontos e não tenham zerado na redação.

Além disso, também é preciso cumprir alguns critério de renda para ter direito a uma bolsa. No caso das bolsas integrais, a renda familiar deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto isso, para as bolsas parciais não pode passar de três salários mínimos por pessoa.

Publicidade

Publicidade

Para mais detalhes sobre os critérios do Prouni 2022, confira nosso texto sobre o programa.

2 – Como se inscrever no Prouni 2022?

Quando o período de inscrições estiver disponível, os candidatos devem acessar o site do Prouni e criar um cadastro pela plataforma “gov.br”. Mas no caso das pessoas que já têm este cadastro, é só fazer login com CPF e senha.

No ato da inscrição, é preciso escolher até duas opções de instituição, curso e turno entre as opções disponíveis. Depois disso, é importante ficar de olho diariamente na página para as atualizações das notas de corte.

Além disso, também é preciso ficar atento ao cronograma do Prouni 2022, que ainda não está disponível, para não perder o prazo de inscrições.

3 – Qual a relação com o Enem?

As provas do Enem são usadas como base para a distribuição de bolsas do Prouni. Nesse caso, quanto melhor a média do candidato no exame, maiores são as suas chances de conseguir uma bolsa.

4 – Qual a diferença entre Prouni e SISU?

Enquanto o Prouni oferece bolsas de estudo em instituições particulares a partir das notas do Enem, o SISU usa o exame para selecionar alunos para instituições públicas, como as universidades federais.

Publicidade

Publicidade

Mas é importante destacar que um candidato pode participar dos dois programas, desde que atenda aos critérios de ambos.

5 – O que são as bolsas remanescentes?

As bolsas remanescentes são aquelas que continuaram livres após o processo seletivo anterior. Nesse caso, pode se inscrever qualquer pessoa sem diploma de ensino superior que tenha participado de alguma edição do Enem a partir de 2010.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário