Isenção do IPVA, taxas e CNH no Mato Grosso do Sul: confira como conseguir

Flavio Carvalho

14/12/2021

A isenção do IPVA, taxas e CNH será algo de extrema importância para moradores do Mato Grosso do Sul, o qual o governo abrirá a mão de altos valores para auxiliar os motoristas do estado a terem a isenção no imposto sobre veículos.

Tem como conseguir isenção do IPVA, taxas e CNH?

Sim, é possível obter a isenção do IPVA e suas taxas caso possua alguma deficiência ou doenças crônicas, mas caso não se enquadre nesta parte, será necessário que seu carro possua uma idade igual ou superior a 20 anos e agora no MT, 15 anos.

Isenção do IPVA, taxas e CNH no Mato Grosso do Sul confira como conseguir (2)

Fonte/Reprodução: original

Para conseguir a isenção da CNH, será necessário se dirigir ao Poupa Tempo para ser examinado pelo médico perito, de modo a saber se possui alguma inaptidão para poder dirigir, e caso seja comprovada, de fato, haverá a emissão de um atestado que informa a impossibilidade de aquele motorista entrar em um veículo para dirigir, e conseguirá a isenção.

O que é a CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento de nível obrigatório para se dirigir no Brasil, e serve para identificar o motorista com seu nome, idade, data de habilitação e outras informações.

De acordo com as regras estabelecidas em Lei, conforme Artigo 140, cada pessoa passará por exames que comprovarão sua aptidão para dirigir. Será necessário que a pessoa saiba ler e escrever, possuir mais de 18 anos e passar em todos os testes para conseguir sua CNH.

Do que eu preciso para conseguir isenção do IPVA, taxas e CNH?

Será necessário ter somente veículos que possuam mais de 15 anos, que incluirá cerca de 793 ônibus e vans escolares, bem como 2.730 carros e motos de restaurantes e bares, dentre outros automóveis de turismo que se beneficiam através do Retomada MS.

No caso de motoristas que possuam carros com idade inferior a 15 anos, terão uma redução em sua base de cálculo, que neste caso sairia de 3,5% para 3%. Para ônibus e caminhões, a alíquota diminuirá de 2% para 1,5%. O governo de MT renuncia a um valor de R$ 110 milhões para auxiliar a população do estado a não pagar por um imposto caro.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta