IPVA GO: governo aprova projeto de parcelamento do imposto em até 10 vezes

Governo de Goiás sanciona lei que permite o parcelamento do IPVA GO em até 10 vezes, o que deve valer a partir do próximo ano.

Nesta quinta-feira (31/03), o governo de Goiás sancionou uma lei que permite o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA GO) em até 10 vezes.

No entanto, de acordo com Secretaria de Economia do Estado, em 2022 o número máximo de parcelas ficará em oito, por conta da data de aprovação da lei. Isso porque a aprovação do projeto aconteceu no terceiro mês do ano, então não há tempo hábil.

Publicidade

Publicidade

Qual o novo calendário de parcelamento do IPVA GO 2022?

Com a aprovação da nova lei, o calendário de pagamentos do IPVA GO 2022 terá que passar por novas mudanças, pois até então o número máximo de parcelas era três.

Entretanto, o governo ainda não divulgou um novo calendário para as oito parcelas. Segundo a secretaria, a previsão é que isso aconteça na próxima semana, e as datas continuarão seguindo conforme o número final da placa do veículo.

IPVA GO: governo aprova projeto de parcelamento do imposto em até 10 vezes
Parcelamento do IPVA GO poderá ser feito em até 10 vezes a partir do próximo ano. Foto: Jucimar Sousa

Com a mudança, a expectativa é que as novas datas de pagamento do IPVA GO 2022 entrem em vigor em maio e se estendam até dezembro.

Publicidade

Publicidade

Em Goiás, o IPVA é obrigatório para veículos com menos de 15 anos de fabricação, e o número maior de parcelas pode ajudar a aliviar o aumento no valor do imposto neste ano.

Como conseguir desconto no IPVA GO 2022?

Segundo o governo de Goiás, os motoristas que participam do Programa Nota Fiscal Goiana (NFG) continuam tendo direito ao desconto. Nesse caso, a redução no valor do IPVA pode ser de 5% a 10%.

Conforme estimativa do governo, são mais de 441 mil proprietários de veículos com direito ao desconto por participarem do NFG.

Além disso, proprietário de veículos populares (1.0) e motocicletas de até 125 cilindradas também pode conseguir redução no IPVA GO. Mas para isso é necessário pagar o imposto em dia e não ter nenhuma infração de trânsito cometida em 2021.

Licenciamento GO 2022

Enquanto isso, em relação ao licenciamento de veículos no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o governo destaca que ele continuará sendo feito junto com a última parcela.

No entanto, como o número de parcelas aumentou de três para oito neste ano, e para 10 a partir de 2023, os motoristas terão um prazo maior para fazer isso.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário