IPVA 2022 BA: últimos dias paga pagamento com 10% de desconto na Bahia

Elouise Lopes

30/03/2022

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório em todos os lugares do Brasil. Em alguns territórios, o período de ofertas de descontos no pagamento do tributo já terminou. Porém, na Bahia, ainda é possível pagar o IPVA 2022 BA com desconto.

A oferta ainda está de pé para aqueles que são proprietários de veículos com placas finais 1 e 2.

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica por dentro dos detalhes sobre os últimos dias para pagar o IPVA 2022 BA com desconto e como funciona o pagamento do IPVA, além de conferir o calendário de pagamento e ainda fica sabendo o que acontece caso o pagamento não seja feito. Continue lendo!

Últimos dias ganhar 10% de desconto no pagamento do IPVA 2022 BA

IPVA 2022 BA: últimos dias paga pagamento com 10% de desconto na Bahia

Últimos dias para ter desconto no pagamento do IPVA 2022 BA. Confira o calendário de pagamentos do IPVA 2022 para evitar perder os prazos! (Imagem: Pixabay/Divulgação)

O pagamento do IPVA é obrigatório, o que significa que nenhum proprietário de veículo está isento do tributo. A boa notícia é que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), responsável pelo gerenciamento do imposto e estabelecimento de regras, concede algumas ofertas de desconto para quem paga o tributo com antecipação.

Em alguns lugares do Brasil, como é o caso do Estado de São Paulo, o prazo para pagar o IPVA 2022 SP com antecipação já foi encerrado e agora os donos de veículos devem se atentar aos prazos finais para o pagamento das parcelas, se quiserem evitar receber multas e juros.

No entanto, no caso da Bahia, alguns dos proprietários de veículos têm até amanhã (31/03) para ainda conseguirem redução no valor do pagamento.

Os proprietários de veículos com placa final 1 que tiverem interesse ganhar desconto no pagamento do IPVA 2022 BA devem efetuar o pagamento do tributo ainda hoje (30/03).

Por sua vez, os proprietários de veículos com placa final 2 têm até amanhã (31/03) para realizar o pagamento com valor reduzido. Portanto, esses proprietários têm de correr para não perder a oferta e pagar o tributo com menor custo, pois essa é a última semana de desconto para eles.

O valor do tributo é calculado com base no valor venal do veículo (carros usados) e da alíquota do estado (2,5%, no caso de veículos que não usam óleo diesel), como já explicamos em outra matéria. No caso de carros novos, o que é levado em conta é o valor da nota fiscal.

Como funciona o pagamento do IPVA 2022 BA

O pagamento do IPVA pode ser realizado com parcelamento ou em cota única. Para quem opta pelo parcelamento do IPVA 2022 BA, o pagamento é dividido em 5 cotas, que podem ser pagas em qualquer momento, até a data de vencimento de cada uma delas.

Para quem opta pelo pagamento em cota única, para se livrar do tributo o mais cedo possível, são oferecidos descontos, caso o pagamento seja realizado de maneira antecipada.

Para fazer o pagamento do tributo, basta que o proprietário de veículo acesse o aplicativo do Detran ou de instituições intermediárias (estes últimos mais vantajosos para quem pretende fazer pagamento em parcelamentos) com o número do RENAVAM para gerar o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE).

Também é possível fazer o pagamento em agências do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Sicoob. Caso o proprietário opte por ir até uma agência, deve ter em mãos o número do RENAVAM. O processo também pode ser feito em um caixa eletrônico.

Calendário de pagamento do IPVA 2022 BA

Os proprietários de veículos devem se atentar às datas de pagamento das parcelas do IPVA 2022 BA. Confira a seguir o calendário completo dos pagamentos do tributo.

Calendário de pagamentos IPVA 2022 BA

Calendário de pagamentos do IPVA 2022 BA (Imagem: Sefaz-BA/Divulgação)

O que acontece se eu não pagar o IPVA 2022?

Caso o proprietário de veículo atrase no pagamento do IPVA, haverá uma multa de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto e incidência de juros equivalentes à taxa Selic que está em 11,75% ao ano, de no mínimo 1% ao mês (sobre o valor do imposto acrescido da multa).

Veja também: MEI 2022: microempreendedores agora podem emitir nota fiscal no Espírito Santo

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta