PIS/Pasep pelo Caixa Tem: Como receber através do aplicativo da Caixa?

pis pasep caixa tem
Trabalhadores podem sacar o PIS/Pasep pelo Caixa Tem neste ano. Foto: FramePhoto

A partir de fevereiro já começa o calendário de pagamentos do abono salarial relativo ao ano-base de 2020. Com isso, muitos trabalhadores buscam saber as formas de recebimento disponíveis para o PIS/Pasep, que neste ano pode ser pago até mesmo por crédito pelo Caixa Tem.

No caso do Pis, os pagamentos já são realizados pela Caixa Econômica Federal. Sendo assim, a opção de recebimento pelo aplicativo Caixa Tem para quem tem conta na poupança social digital é automática.

Publicidade

Publicidade

Enquanto isso, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil, então o que o trabalhador pode fazer é solicitar a transferência do valor para a conta no Caixa Tem. Nesse caso, basta acessar o aplicativo do Banco do Brasil, ir até o menu de transferência e informar a conta e demais dados necessários para transferir o dinheiro.

pis pasep caixa tem
Trabalhadores podem sacar o PIS/Pasep pelo Caixa Tem neste ano. Foto: FramePhoto

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

De modo geral, o PIS é pago a trabalhadores de empresas privadas e o Pasep a servidores públicos. Mas como o abono salarial tem alguns critérios, para saber se você tem direito ao benefício, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2020;
  • Sua média salarial deve ter sido de até dois salários mínimos por mês;
  • É preciso ter cadastro no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Seu empregador precisa ter atualizado seus dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Entretanto, empregados domésticos e trabalhadores empregados por pessoa física não têm direito ao PIS/Pasep, mesmo quando se encaixam nos critérios acima.

Publicidade

Publicidade

Como funciona o Caixa Tem?

O Caixa Tem é uma conta poupança social digital criada para facilitar o acesso dos brasileiros a serviços bancários. Para gerenciar sua conta e movimentar o dinheiro disponível, o trabalhador tem acesso a uma série de serviços no próprio aplicativo.

Além de acessar o valor do PIS/Pasep, pelo aplicativo Caixa Tem também é possível receber pagamentos, pagar contas, transferir dinheiro via Pix e pagar na maquininha. Além disso, o Caixa Tem também disponibiliza um cartão de débito virtual para compras pela internet.

Recentemente, o banco também lançou um programa de empréstimos de até R$ 1.000 pelo Caixa Tem.

Mas em caso de dúvidas sobre o Caixa Tem, acesse o site da Caixa para conferir todos os detalhes sobre a conta e também baixar o aplicativo.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar