INSS 2021: Saiba as regras que serão alteradas a partir deste ano

Flavio Carvalho

02/03/2021

A reforma da previdência social feita em 2019 estabeleceu diversas mudanças na solicitação e aprovação de benefícios, a maioria realizada gradativamente.

Isso significa que anualmente os processos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passarão por mudanças, ainda que sutis.

Tais modificações têm como foco evitar o superendividamento da previdência social e garantir o pagamento de benefícios a todos os segurados.

Atualmente, a expectativa de vida dos brasileiros é maior do que há décadas e as famílias têm cada vez menos filhos, o que significa que haverá uma maior quantidade de segurados e um menor número de contribuintes.

Na prática, isso quer dizer que o sistema de previdência social se tornaria insustentável se não houve mudanças que proporcionassem economias.

INSS

Mudanças nas regras do INSS 2021

Afinal, quais são as mudanças nas regras de concessão de benefícios do INSS para 2021? A seguir, detalhamos as que já estão valendo! Confira:

Idade mínima progressiva

O governo federal decidiu aumentar a idade mínima para solicitação da aposentadoria por idade, mas o fará de forma progressiva, para não prejudicar os segurados do INSS que estavam prestes a se aposentar.

Nesse caso, a idade mínima aumenta seis meses a cada ano. Em 2020, mulheres poderiam se aposentar por idade se tivessem 56,5 anos e homens 61,5 anos.

Em 2021, a idade mínima para se aposentar é de 57 anos para mulheres e 62 anos para os homens. Essas faixas etárias são válidas tanto para aposentadoria por tempo de contribuição como por idade, desde que cumpra o período de carência.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Caso tenha interesse em se aposentar por tempo de contribuição, o que garante o pagamento de um valor maior pelo INSS, é preciso conferir as novas regras! Agora, funciona da seguinte maneira:

  • Mulheres devem ter a partir de 57 anos de idade e 30 anos de contribuição;
  • Homens precisam ter a partir de 62 anos de idade e 35 anos de contribuição.

Cálculo do valor do benefício

O cálculo para definir o valor do benefício pode ser feito por meio da média de contribuição. Neste caso, aplica-se a regra de 60% da média de contribuições feitas a partir de julho de 1994.

Para se aposentar por idade, mulheres devem contribuir por 15 anos e homens por 20. A cada ano a mais de contribuição, soma-se 2%. Por exemplo, considere uma mulher que se aposentou por idade com 16 anos de contribuição.

Nesse caso, ela receberia 62% da média salarial de contribuição. Para se aposentar com o teto de 100% da média salarial é preciso contribuir por 35 anos no caso das mulheres, e 40 anos se for homem.

Aposentadoria por sistema de pontos

O sistema de pontos tem como finalidade garantir que segurados do INSS consigam se aposentar sem cumprir a nova idade mínima. Portanto, é válido para quem estava próximo da aposentadoria na época da reforma da previdência.

Para entrar na aposentadoria por sistema de pontos, é necessário alcançar o período de contribuição exigido anteriormente, ou seja, 30 anos para mulheres e 35 anos para homens, no caso da aposentadoria por tempo de contribuição.

Além disso, também é necessário que a soma da idade e dos anos de contribuição resultem em uma pontuação mínima. A cada ano que passa essa pontuação aumenta.

A progressão é de um ponto a cada ano, para chegar até 92 para mulheres e 100 para homens. Em 2021, para conseguir se aposentar no sistema de pontos mulheres precisam atingir 88 de pontuação. Já os homens, 98.

Simulador de aposentadoria INSS 2021

As regras para conseguir se aposentar são muitas e nem sempre é fácil compreendê-las. Mas, o INSS disponibiliza uma ferramenta que simplifica saber se o segurado tem direito à aposentadoria.

Trata-se do simulador, ferramenta que está disponível no Meu INSS, um portal de serviços online do instituto. Logo abaixo, confira um passo a passo para acessá-lo e simular sua aposentadoria, para verificar se já tem direito:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “entrar”, se já tiver cadastro. Caso não tenha, clique em “cadastrar senha” e siga as recomendações dadas na página para registrar uma;
  3. Informe seu CPF e clique em “avançar”;
  4. Digite sua senha e clique em “entrar”;
  5. No menu de serviços em destaque, clique em “simular aposentadoria”.
Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta