No Detalhe ensina: como fazer o título de eleitor pela internet (100% online)
Saiba como tirar o título de eleitor pela internet e fique por dentro também de detalhes sobre as eleições que acontecem em 2022.
Uma das grandes novidades deste ano é que agora é possível fazer o título de eleitor pela internet. O processo é 100% digital e quem pretende (e deve) votar nas eleições deste ano não deve perder tempo.
A solicitação está disponível para todas as faixas etárias, com a ressalva de que quem tem entre 16 e 17 anos terá direito à primeira guia, que é gratuita. No caso daqueles que têm idade superior a essas, podem pedir a regularização, transferência de cep e quitar débitos.
Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como tirar o título de eleitor pela internet: dados necessários e passo a passo. Além disso, você fica por dentro de detalhes sobre as eleições que acontecem em 2022. Confira!
Documentos necessários para tirar o título de eleitor
Na hora de pedir a emissão do título de eleitor, os documentos que são exigidos são:
- Comprovante de residência atualizado;
- Documento de identificação oficial com foto;
- Certificado de quitação de serviço militar (somente para homens entre 18 e 45 anos);
- Selfie segurando o documento de identificação.
Se, por alguma razão, você não possui alguns desses documentos, é necessário verificar a situação o quanto antes, pois a falta deles tende a fazer com que o processo de emissão demore mais do que o esperado.
Inclusive, vale ressaltar que quem pretende tirar o título ou pedir a regularização dele precisa se apressar. Isso porque, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a procura pelo serviço costuma ser alta nos últimos dias do prazo. O ideal é entrar com o pedido o quanto antes.
Como tirar o título de eleitor online?
Para tirar o título de eleitor de forma totalmente digital, o cidadão deve executar o seguinte passo a passo:
- Acessar o site do TSE e selecionar a opção “Eleitor e eleições”, que se encontra na barra do menu principal;
- Ao acessar a página, procurar a coluna “Eleitor” e rolar até o final das opções e selecionar a foto em destaque que mostra a mensagem: “Tire seu título — Título Net”;
- Na página de Pré-Atendimento, o cidadão deve conferir a documentação e verificar a situação de débito com a Justiça Eleitoral;
- Após fazer isso, iniciar o atendimento selecionando a opção “Iniciar seu atendimento a distância”;
- Ao solicitar o início do atendimento, o cidadão será redirecionado para a página do Título Net, em que encontrará um formulário;
- Preencher as informações do estado (UF) a que pertence;
- Conferir a lista de documentos a serem apresentados e clicar em “Próximo”;
- Na aba “Título de Eleitor”, selecionar a opção “Não tenho” e preencher as informações do seu documento de identificação com foto (nome dos pais, data de nascimento, entre outras);
- Enviar os documentos solicitados (os mesmos que mencionamos anteriormente) para aprovar a solicitação;
- Feito o pedido, o cidadão terá a possibilidade de usar a página inicial do Título Net para seguir acompanhando o requerimento, bem como o andamento da emissão do documento.
Eleições 2022
Aqueles que forem votar nas eleições 2022 devem solicitar a emissão do título de eleitor ou a regularização do título até o dia 4 de maio. As eleições gerais estão agendadas para o dia 2 de outubro, quando deverá acontecer o primeiro turno, e 30 de outubro, quando e onde houver segundo turno.
Durante esses dias, serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o Congresso Nacional.
Vale comentar que quem completa 16 anos de idade até o dia que está previsto para acontecer o primeiro turno das eleições tem o direito de solicitar a emissão do título.
Veja também: Vale-gás 2022 volta a ser pago em abril; descubra quem tem direito e aprenda a solicitar