Golpe do emprego tem feito vítimas no Brasil e você precisa se proteger; veja como
Golpistas usam nomes de grandes empresas para roubar dados e até dinheiro. Saiba como identificar o golpe do falso emprego e se proteger!
Esse é um momento em que milhões de pessoas procuram por novas oportunidades de trabalho. No meio disso, há alguns oportunistas que se aproveitam para criar armadilhas e fazer desses cidadãos vítimas do chamado golpe do falso emprego.
É de grande importância que as pessoas se mantenham alertas sobre essas situações, sabendo como identificar o golpe do falso emprego e se prevenir contra ele.
Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo o que é o golpe do emprego falso e como identificar, para evitar cair em armadilhas como esta. Confira!
O que é o golpe do falso emprego?
O golpe do falso emprego é um golpe em que se utiliza o nome de grandes empresas para divulgar vagas de trabalho que não existem. O número de tentativas de golpe tiveram crescimento considerável entre os meses de setembro de 2021 e fevereiro de 2022.
Nas redes sociais, internautas seguem relatando que recebem mensagens via SMS ou aplicativos de mensagem com supostos recrutadores em busca de funcionários para empresas como Mercado Livre, Amazon e Magalu. Ao final da mensagem, há um endereço eletrônico para o usuário acessar ou um número de telefone do suposto recrutador para que o interessado entre em contato.
Na realidade, isso não passa de um armadilha para roubo de dados ou, em alguns casos, de dinheiro.
Nas mensagens que os usuários recebem consta que estão sendo ofertadas vagas de meio período com remuneração de R$ 800 por dia ou até em dólar. Além de, em muitos casos, as mensagens tratarem de um trabalho de curto período, é um trabalho que pode seguir o formato home office.
Diante disso, quem está necessitando de trabalho tende a se empolgar com a novidade. Porém, a ocasião é merecedora de cuidado, pois não passa de uma oportunidade falsa de emprego.
Como identificar o golpe do falso emprego?
Existem alguns indicativos de que a oportunidade que chega por meio de plataformas digitais através de endereços desconhecidos é, na verdade, o golpe do falso emprego. A seguir, você confere os principais deles para poder se prevenir desse golpe que está a todo vapor nos últimos tempos.
Ligação telefônica logo após o cadastro
Quando uma oferta de emprego em uma grande empresa é feita, o interessado pela vaga deve estar ciente de que a demanda geralmente é alta. Sendo assim, é pouco provável que um candidato receba uma ligação telefônica ou qualquer forma de contato de maneira muito rápida.
Caso haja contato pouco tempo após a inscrição para a vaga, o interessado deve estar alerta, pois essa é uma possível tentativa de golpe.
Direcionamento a página suspeita
Um dos maiores indicativos de golpe é quando o usuário acessa um link de oferta de emprego que o redireciona para uma página que não é oficial da empresa que está sendo usada para assinar a vaga de trabalho. Ao se deparar com esse tipo de situação, é essencial que o usuário procure se informar através de canais oficiais da organização sobre a vaga que está sendo descrita na mensagem.
Informações muito vagas
Também pode ser um indicativo de tentativa de golpe quando as informações contidas no anúncio não apontam para um perfil específico de candidato.
E-mail suspeito
O usuário também deve estar alerta quando receber um e-mail com oferta de emprego, sem nem mesmo ter se candidato a uma vaga em determinada empresa, ou quando o próprio endereço de e-mail não pertence à organização com que a oferta é assinada.
Da mesma forma, é interessante estar atento a eventuais erros de digitação. Não apenas no caso de e-mail, como também em outros canais de comunicação, como SMS e outros mais. Caso esses erros sejam significativos, há grandes de se tratar do golpe do falso emprego.
O ideal é procurar vagas de emprego em fontes confiáveis, para encontrar verdadeiras oportunidades de emprego e fugir de eventuais golpes.
Veja também: 24 concursos públicos com 7.247 vagas abertas hoje (21) na região Sudeste