INSS: como acompanhar o pedido do seu benefício? Confira

Flavio Carvalho

11/03/2021

O processo de análise e concessão de um benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) costuma ser demorado, o que gera ansiedade sobre a possibilidade de ser ou não aprovado.

Mas, há uma forma de acalmar um pouco essa ansiedade, é só acompanhar o andamento do processo no INSS! Não há necessidade de ir até uma agência para isso, basta utilizar um dos canais do órgão para fazer a consulta em casa.

Há dois principais canais, o telefônico e o Meu INSS. Aqui, indicamos como utilizar os dois para consulta INSS e acompanhamento do andamento do processo. Confira!

como consultar benefício INSS

Consulta de benefício INSS por telefone

O número da central de atendimento telefônico do INSS é 135. Se a ligação for feita a partir de um telefone fixo, é gratuita. No caso de chamadas por celular, cobra-se o valor de ligações locais.

O serviço está disponível de segunda-feira a sábado, das 7:00 às 22:00. Por meio desse canal é possível consultar benefícios, o andamento de processos e abrir novos pedidos junto ao órgão, entre outras opções.

Consulta de benefício pelo Meu INSS

O Meu INSS é uma plataforma de serviços da Previdência Social. Foi criada em 2018 para facilitar o atendimento à população, disponibilizando serviços online, sem que o segurado tenha de ir a uma agência do INSS.

Para acessá-lo é obrigatório ter conta no gov.br, que é um portal do governo federal que integra informações e disponibiliza diversos serviços para a população.

Mas, como consultar seu benefício pelo Meu INSS? A seguir, apresentamos um passo a passo para você colocar em prática e acessar informações rapidamente, sem complicações. Acompanhe:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “entrar”, caso já tenha conta no portal gov.br. Caso não tenha, clique em “cadastrar senha”;
  3. Informe seu CPF e clique em “avançar”;
  4. Digite sua senha de acesso e clique em “entrar”;
  5. No menu de serviços, clique em “meus benefícios”;
  6. Selecione o benefício que deseja consultar.

Assim que finalizar esse passo a passo, a página exibirá informações detalhadas sobre o benefício, como número, tipo e situação em que se encontra, que pode ser pré-habilitado, habitado, deferido ou indeferido.

Como criar conta no gov.br

Para acessar os serviços do Meu INSS é obrigatório ter conta no portal gov.br. Mas, afinal, como fazê-la? Confira, a seguir, orientações para realizar a sua:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “cadastrar senha”;
  3. Selecione “crie sua conta gov.br”;
  4. Clique em “número do CPF”;
  5. Informe e valide dados cadastrais;
  6. Habilite seu cadastro;
  7. Crie uma senha de acesso. Utilize uma que seja facilmente lembrada por você, mas que não seja tão óbvia que possa ser adivinhada por terceiros. Portanto, fuja de senhas como “qwerty”, “12345”, data de aniversário, entre outras.

Pronto! Agora você já poderá acessar o Meu INSS usando seu CPF e senha recém-cadastrada. Além da consulta, também dá para realizar outros serviços específicos, como a solicitação de benefícios.

Serviços do Meu INSS

O Meu INSS coloca à disposição de seus segurados mais de 90 serviços online. A seguir, listamos quais são os principais e mais utilizados na plataforma digital. Conheça:

  • Agendamento de perícias, atendimento e entrega de documentos;
  • Consulta de pagamentos de benefícios;
  • Emissão do extrato CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Consulta da situação e andamento de requerimento de benefícios;
  • Simulação de aposentadoria;
  • Consulta de dados trabalhistas e previdenciários;
  • Emissão de extrato de imposto de renda;
  • Obtenção de declaração de beneficiário do INSS;
  • Extrato de pagamento;
  • Declaração de atividade;
  • Consulta de resultado de benefício por incapacidade;
  • Obtenção de cópia de processo;
  • Abertura de recursos;
  • Consulta de calendário de pagamento;
  • Bloqueio e desbloqueio de empréstimo.

Como solicitar benefício no Meu INSS

A solicitação de benefício no Meu INSS é um procedimento simples e rápido, que pode ser feito em seu lar. Confira como funciona:

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Na página de serviços em destaque, selecione o tipo de benefício que deseja solicitar, como aposentadoria ou assistencial. Se não aparecer na página, utilize o campo de busca para identificá-lo. Basta digitar o benefício que deseja, como “pensão”;
  3. Forneça os dados solicitados, bem como a documentação inicial, se for o caso;
  4. Finalize a solicitação do benefício.

Quando finalizar esses procedimentos, o pedido será encaminhado para análise.

De modo geral, o prazo para liberação do resultado é de 45 dias, mas pode ser estendido se houver uma grande demanda para análise.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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