País europeu FACILITA VISTO para BRASILEIROS que desejam trabalhar

Alexandre G. Peres

21/07/2022

A partir desta quinta-feira, 21/07, ficou mais fácil conseguir visto de trabalho em um país europeu que tem bastante procura por parte dos brasileiros.

Isso porque a Assembleia da República de Portugal aprovou hoje um projeto que facilita a entrada e a permanência de estrangeiros no país, em especial daqueles que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), comunidade da qual o Brasil faz parte.

Entenda a seguir como funciona na prática essa mudança e o que mais falta para ela entrar definitivamente em vigor.

Projeto facilita entrada de brasileiros em Portugal

País europeu FACILITA VISTO para BRASILEIROS que desejam trabalhar (Imagem: Nataliya Vaitkevich)

País europeu FACILITA VISTO para BRASILEIROS que desejam trabalhar (Imagem: Nataliya Vaitkevich)

A proposta aprovada nesta quinta-feira (21) na Assembleia da República de Portugal tem por objetivo facilitar o processo de retirada de visto de trabalho no país, processo este que atualmente é extremamente burocrático e demorado por ser feito exclusivamente pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que perdeu recentemente cerca de 300 funcionário e tem acumulado mais de 120 pedidos ainda sem conclusão.

Com a mudança, interessados em trabalhar no país vão poder requisitar um visto especial de trabalho diretamente nas embaixadas ou nos consulados portugueses. A autorização valerá por 120 dias e poderá ser renovada por mais 60 dias. Já os “nômades digitais“, profissionais que trabalham pela internet e que, portanto, não precisam estar fisicamente em uma empresa, podendo morar em qualquer lugar do mundo, vão poder conseguir até 3 anos de residência no país.

Apesar de se tornar menos burocrático, os interessados ainda vão precisar atender uma série de pré-requisitos, dentre eles apresentar passagens de ida e volta e comprovar que têm condições financeiras para se manterem no país caso não consigam emprego.

Essa é inclusive outra mudança considerável: até então, só podiam entrar para trabalhar no país estrangeiros que já tivessem um contrato de trabalho firmado com alguma empresa portuguesa. Agora, é possível primeiro entrar no país para só então procurar uma vaga de emprego, sustentando-se neste período com as economias trazidas durante a mudança. Essa mudança vai combater especialmente uma prática problemática para o país: os casos de estrangeiros que entram como turistas e procuram emprego na ilegalidade.

Essa mudança já está valendo?

Não, ainda não. Agora que foram aprovadas na Assembleia da República, essas novas regras para a entrada de estrangeiros em território português dependem agora de regulamentação do governo. Só depois disso elas entrarão em vigor e facilitarão a vida de quem deseja trabalhar no país.

Porém, é preciso muito cuidado antes de se mudar para o país. Isso porque Portugal tem sofrido com uma inflação de 9% ao ano, encarecendo inclusive os preços do setor imobiliário. Há casos de brasileiros que estão vivendo no país em condições bastante precárias, praticamente trabalhando apenas para pagar o básico.

Você também pode gostar de ler:
Você precisará atender estes requisitos para receber o Vale-Gás de R$ 120 em agosto

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.