Revelado o tempo médio necessário para abrir CNPJ no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, publicada nesta terça-feira (06), revela o tempo médio que se demora para abrir um CNPJ no Brasil.


Em um levantamento recente feito pelo Sebrae, foi relevado o tempo médio que demora para abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) no Brasil. O resultado desse levantamento aponta para uma redução considerável do tempo em relação ao ano de 2019.

A pesquisa ainda revela que quase 400 mil empresas foram abertas este ano. A seguir, você confere os detalhes do resultado da pesquisa.

Tempo médio para abrir um CNPJ no Brasil é revelado

De maneira periódica, o Sebrae realiza uma pesquisa e divulga os resultados, apresentando uma visão geral sobre o processo de abertura de empresas no Brasil. A pesquisa mais recente teve seu resultado divulgado nesta terça-feira (06).

Segundo os dados publicados, o tempo médio de abertura passou para 1 dia e 2 horas. No ano de 2019, esse tempo era de 4 dias e 7 horas.

Com a redução do tempo médio para abrir um CNPJ no Brasil, apenas este ano já foram abertos 327.764 novos negócios. O número de negócios ativos atualmente é de 19.862.765.

Essa pesquisa realizada pelo Sebrae aponta o tempo médio que é preciso para a realização de cada etapa.

Desse modo, o tempo total é divido entre “Tempo Médio de Viabilidade” e “Tempo Médio de Registro”. Neste ano de 2022, o “Tempo Médio de Viabilidade” foi de 15,9h, enquanto que o “Tempo Médio de Registro” foi de 10,6h.

Quem se destaca em relação a esses tempos são os Estados da região Nordeste. Os recordistas são Tocantins (13,5h), Sergipe (13,7h) e Alagoas (15,4h).

Por sua vez, o estado de São Paulo aparece com o tempo médio de 28,8h, sendo o 20º estado mais rápido no processo de abertura de CNPJ. O estado do Rio de Janeiro fica logo atrás de São Paulo, ocupando a 21ª posição no ranking de estados mais rápidos em relação à abertura de CNPJ no Brasil.

Veja também: Ministério SUSPENDE venda de iPhone no Brasil; entenda por quê

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.