PIX deve ganhar ESTAS NOVIDADES muito em breve; veja lista e saiba o que esperar
Quer saber quais as novidades previstas para o futuro em relação ao Pix? Confira uma lista aqui no No Detalhe!
Em 2022, o Pix, inovador método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC), completou dois anos. Ele foi lançado originalmente no dia 16 de novembro de 2020, embora tenha sido concebido anos antes, ainda no governo de Michel Temer.
Desde o seu lançamento, o Pix tornou-se um dos métodos de pagamento preferidos dos brasileiros. Segundo um relatório da fintech Iniciador, em parceria com a W Fintechs, apenas no mês de setembro foram mais de R$ 1 trilhão movimentados pelos brasileiros, que já ultrapassaram 134 milhões de usuários únicos de 2020 para cá.
Dentre as vantagens do Pix está a gratuidade para pessoas físicas e os pagamentos instantâneos e sem cobrança (diferentemente de outras modalidades, como o TED e o DOC).
Atualmente, ele supera até mesmo o tradicional boleto e há quem diga que ele possa se tornar um competidor para os cartões de crédito. Afinal, alguns bancos já oferecem o chamado “Pix Parcelado”.
Novidades a caminho do Pix
Embora ainda uma novidade, o Pix está para ganhar novas funcionalidades em breve. Algumas dessas já estão disponíveis, como, por exemplo, o Pix Saque, que permite sacar dinheiro em espécie através de transferências via Pix, ou o Pix Troco, que permite receber, também em espécie, o troco de compras feitas em estabelecimentos cadastrados via Pix.
Mas as novidades do Pix não param por aí. Veja a seguir algumas das novidades que o já mencionado relatório sugere que devam se tornar realidade em um curto período de tempo:
- Melhoria no Mecanismo Especial de Devolução (embora tenha caído no gosto dos brasileiros, são vários os casos de golpes envolvendo o Pix);
- Pagamento em lote;
- Pix Garantido, permitindo compras, inclusive parceladas, mesmo sem saldo (numa espécie de crédito);
- Pix Internacional, permitindo transações entre diferentes países;
- Simplificação do pagamento graças ao Open Banking, tornando o processo ainda mais rápido e sem burocracias.
Ainda não há uma data para o Banco Central disponibilizar estas novidades aos clientes. Mas uma coisa é certa: o Pix veio para ficar e tende a ser aprimorado ainda mais ao longo do tempo.
Com informações de Valor Investe.
Você também pode gostar de ler:
Como fazer Pix no NUBANK? Passo a passo COMPLETO!