As 7 cidades mais antigas do mundo que ainda possuem habitantes; como elas são hoje?
Você sabe quais são as cidades mais antigas do mundo que ainda possuem habitantes hoje? Caso não saiba, aqui no No Detalhe mostraremos a você 7 delas, que inclusive você pode visitar, conhecer e aprender sobre as suas longas histórias que se estendem por milênios antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo.
7 – Xian (China) — 3 mil anos
Possuindo pouco mais de 3 mil anos de história, Xian é uma das cidades mais antigas da China, tendo servido como a capital da nação durante 3 dinastias que governaram o país, sendo elas: Chin (255 – 206 a.C.), Han (202 – 25 a.C.) e Tang (618 a 917).
Na cidade, foi construído o mausoléu do imperador Qinshi Huangdi, juntamente com os Guerreiros de Terracota, que é uma das atrações turísticas mais famosas da China e de todo o mundo antigo. Atualmente, a cidade possui 8 milhões de habitantes e tem o turismo como o foco principal da cidade, além de também ser um grande polo cinematográfico chinês.
6 – Jerusalém (Israel) — 4 mil anos
Sem dúvida uma das cidades mais famosas do Oriente Médio, sendo um grande centro religioso para 3 religiões do mundo: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Acredita-se que a cidade tenha sido fundada a cerca de 4 a 5 mil anos atrás, mais ou menos em 2.800 a.C. sendo também uma das cidades mais contestadas do Oriente Médio, tendo sido cercada e atacada por inúmeras vezes ao longo da sua história.
A cidade possui atualmente 874 mil habitantes, e possui sítios históricos e arqueológicos extremamente importantes, como o Muro das Lamentações (19 a.C.) e o Monte do Templo, locais importantes e sagrados para a fé judaica, tendo também o Domo da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa, locais importantes para a fé islâmica. E, por fim, há também o Monte das Oliveiras, um lugar sagrado e importante para o Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.
5 – Damasco (Síria) — 6 – 7 mil anos
Não se sabe exatamente quando Damasco foi fundada, afinal há indícios de que o lugar já foi ocupado por humanos a cerca de 12 mil anos atrás, embora é estimado que a cidade só tenha sido fundada entre 4 a 5 mil anos antes de Cristo. Atualmente, Damasco é uma das maiores cidades da Síria, possuindo 2 milhões de habitantes, sendo extremamente rica em história e cultura.
4 – Sídon (Líbano) — 6 – 8 mil anos
É estimado que Sídon tenha sido fundada por volta de 4 mil a.C., embora haja indícios de que ela seja bem mais antiga, tendo existido desde 6 mil a.C. A cidade é extremamente rica em história e acredita-se que várias figuras famosas e históricas já passaram por lá, como Jesus Cristo, São Paulo e Alexandre, o Grande, que inclusive capturou a cidade uma vez.
Sídon é uma das cidades mais antigas que foi edificada pelo povo fenício, e é localizada ao sul de Beirute, capital do Líbano. Boa parte dos sítios arqueológicos da cidade estão localizados em baixo da terra, o que dificulta a exploração deles. Mas há também sítios que estão na superfície, como o Castelo do Mar de Sídon, que pode ser visitado.
3 – Atenas (Grécia) — 7 – 9 mil anos
Sem dúvidas uma das cidades mais famosas do Europa e da antiguidade. Não se sabe exatamente quando a cidade foi fundada, havendo estimativas que ela foi construída entre 5 mil a 7 mil antes de Cristo, porém, a cidade só foi se tornar relevante alguns séculos antes do nascimento de Cristo. A cidade é famosa por ser o local de criação da democracia e por seus vários sítios históricos.
Além disso, diversos impérios deixaram suas marcas na cidade, como o Império Romano, o Império Bizantino e o Império Otomano. Sendo a atual capital da Grécia, a cidade possui uma grande importância política e econômica para o país, sendo um dos destinos mais procurados por pessoas que viajam para a Europa.
2 – Biblos (Líbano) — 8 – 9 mil anos
Evidências mostram que a região de Biblos é ocupada por humanos desde o período neolítico. Essa cidade portuária é uma das mais antigas, possivelmente sendo a primeira a ser fundada pelos fenícios, e inclusive, evidências também mostram que foi aqui que o alfabeto fenício foi criado. Uma curiosidade sobre esse alfabeto é que ele daria a origem a vários outros alfabetos ao longo da história, inclusive o que nós usamos hoje.
O nome Biblos é de origem grega, e significa “livros”. Entre os locais mais famosos e importantes para a história da cidade está o Castelo dos Cruzados e a Necrópole Real Fenícia, que podem ser visitados hoje. As escavações arqueológicas começaram na cidade em 1921, e em 1984, a cidade se tornou um patrimônio da UNESCO.
1 – Jericó (Palestina) — 10 -11 mil anos
Localizada na palestina, Jericó é simplesmente a cidade mais antiga do mundo que ainda é habitada, sendo estimado que ela foi fundada cerca de 9 mil anos antes de cristo. Desde a sua fundação, diversas civilizações passaram pelo local deixando suas marcas na cidade, e atualmente, Jericó possui cerca de 20 mil habitantes e possui o turismo como uma das suas principais fontes de renda.
A cidade também é marcada pelo constante conflito entre palestinos e israelenses que dividem a cidade, e além disso, ela foi citada diversas vezes na bíblia e é referida como “A Cidade das Palmeiras”. Algo muito mais interessante sobre Jericó é que é nela onde o Monte da Tentação, onde Jesus havia sido tentado por Lúcifer, e o túmulo de Moisés estão localizados.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Qual o planeta mais próximo do sol? Veja 10 curiosidades sobre o Sistema Solar!