É por isso que você NÃO deveria usar cílios postiços

Confira os motivos por que você não deveria usar cílios postiços e lembre-se deles quando pensar em usar novamente.


Os cílios postiços podem parecer ótimos adereços para quem quer realçar a beleza. Nesse quesito, eles dão super certo. Mas existem alguns motivos por que seria bom você não usar cílios postiços.

Esses são os motivos por que você NÃO deveria usar cílios postiços

Motivos para não usar cílios postiços
(Imagem: RODNAE Productions/Pexels)

Muita gente, entre homens e mulheres, usam cílios postiços quase todos os dias, para ir para o trabalho ou simplesmente para sair de casa. Só que esse adereço cosmético pode não ter tantos efeitos positivos quanto se costuma pensar.

Nas próximas linhas, você vai saber por que não deveria usar cílios postiços.

1) Alergias

O primeiro o motivo, e certamente o mais perigoso, para evitar usar cílios postiços é que algumas pessoas têm alergia à cola que é usada para fixar o adereço e nem imagina.

A reação alérgica que isso pode causar pode ser bem grave, considerando que o cílio é fixado bem próximo à pálpebra, que é uma região bastante sensível. Se algo der errado, isso poderá comprometer sua visão.

Caso surja algum imprevisto, é bom marcar consulta com oftalmologista com urgência. Se houver reação alérgica, a espera será para lá de angustiante. No menor dos casos, você pode ter conjuntivite.

2) Danos aos cílios naturais

Também é um motivo plausível para não usar cílios postiços é que eles podem acabar danificando os cílios naturais da pessoa. Muitas vezes, o que pode acontecer é uma arqueada dos cílios naturais, que é causada pelo peso do material artificial.

Mas também pode acontecer de a pessoa até mesmo perder os cílios, por usar cola em excesso, por exemplo, entre outros motivos.

Especialistas recomendam que, se você usar esse material, deve usar por poucas horas, só pelo tempo que for necessário. Depois disso pode tirar, para evitar problemas.

3) Infecções

Esse acessório cosmético pode parecer inofensivo, mas não é. Assim como todo item de moda e beleza, os cílios postiços precisam ser bem higienizados toda vez antes de serem usados.

Se isso não acontecer, você poderá se deparar com infecções ou inflamações nas pálpebras. Você pode verificar que tem alguma coisa errada assim que perceber o surgimento de terçol, entre outras alterações nos olhos. A partir disso, o certo é procurar um especialista.

Inclusive, vale comentar que se eles forem mal colocados, estando em contato com a pálpebra e aos olhos, as chances de irritação são bem altas.

4) Problemas de visão

Como acabamos de comentar, o indivíduo precisa saber que esse produto pode ser bem problemático para a visão. Principalmente quando não tem nenhum cuidado ao tirar o acessório.

A tendência quando não há cuidado ou mesmo higiene em relação ao manuseio do produto é que, com o tempo, a pessoa tenha dificuldade para enxergar. Isso por si só é um alerta bem grande de que alguma coisa não está certa. O certo é se livrar dos cílios postiços e lavar os olhos com soro fisiológico, por exemplo.

Algumas especialistas recomendam lavar com shampoo sem lágrimas, que costuma ser bem eficiente na higienização. Para comprar o colírio ou pomada para a pálpebra, você vai ter que se consultar com o médico dos olhos.

5) Adesão ruim

Outro ponto negativo sobre o produto é que ele costuma apresentar uma adesão ruim, não fixando muito bem. Por causa disso, ele acaba causando desconforto nos olhos. Também é esse um dos motivos por que as pessoas podem apresentar irritação nos olhos.

Essa fixação errada do material pode ser muito prejudicial à saúde ocular. É por isso que é bom evitar colocar esse acessório, principalmente quando você não sabe manusear.

Mesmo que o procedimento seja feito todo da maneira correta, ainda há riscos, porque ele tende a ir obstruindo as glândulas de produção de lubrificação dos olhos, o que também gera problemas.

Veja também: 7 dicas para manter sua pele saudável e brilhante durante o verão

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.