Salmo 91: para que serve? Quem escreveu? Veja 7 dúvidas respondidas
O Salmo 91 é um dos mais importantes da Bíblia. Nesta matéria, você vai conferir 7 perguntas respondidas sobre o Salmo 91.
O Salmo 91 é um dos mais populares da Bíblia. Por ser tão conhecido, muita gente pode ter algumas dúvidas bem pontuais sobre ele, que precisam ser respondidas.
Veja também: Quando um GATO escolhe você, ele demonstra estes 5 sinais de afeto
Em geral, é bom saber quando fazer a leitura deste salmo. Em geral, as pessoas pronunciam este salmo para solicitar a Proteção Divina, fazendo o pedido da maneira mais acertada.
Nas próximas linhas, você irá conferir 7 dúvidas respondidas sobre o Salmo 91.
1) Quem escreveu o Salmo 91?
Estudiosos da Bíblia ficam divididos quanto a essa dúvida. Entre as dúvidas respondidas com maior brecha sobre o Salmo 91, está essa.
Existem especulações de que Davi seria o autor deste salmo, por conta do estilo poético que ele possui. Pelo mesmo motivo, também acredita-se que Moisés poderia ser o autor.
2) Esse salmo é curativo?
Para quem tem fé, esse salmo pode ser bastante curativo. Afinal de contas, ele versa sobre a confiança que o salmista deposita na presença de Deus, colocando-a como se fosse uma morada que irá defendê-lo de todos os perigos e ataques de inimigos.
Um dos motivos por que esse salmo é tão querido entre os cristãos é justamente ele promover palavras de conforto e segurança em momentos em que o medo e a incerteza avançam.
De modo geral, o Salmo 91 busca incentivar as pessoas a confiar em Deus em todas as circunstâncias da vida, sendo de grande ajuda em momentos de necessidade e angústia.
3) Para que serve o Salmo 91?
Dá para unir essa dúvida com a anterior. O Salmo 91 pode ser um alento para quem está com o coração apertado. Ou seja, esse salmo tem tudo para ajudar aquelas pessoas que estão sofrendo por algum motivo e precisam perceber que a proteção divina está com elas.
A leitura do salmo 91 pode ser uma boa fonte de bem-estar para os irmãos que estão sofrendo com medo das armadilhas do inimigo, pestes e doenças, perigos noturnos e perigos diurnos. Em linhas gerais, ele serve como um lembrete de que Deus está sempre com seus filhos.
4) Por que ele é importante?
Esse salmo é muito importante para aquele cristão que está esquecendo de que não trava suas batalhas sozinho.
Independente da situação que você pode estar passando, se você tem as palavras do Salmo 91 em seu coração, pode ter certeza de que Deus irá ouvir e ajudar em suas necessidades.
5) O Salmo 91 tem significado na cultura judaica?
O Salmo 91 é recitado em momentos de necessidade e angústia nessa cultura, como uma oração de proteção e segurança. Isso acontece com muita frequência, durante o serviço religioso de Shabat, nas festas judaicas, em momentos de luto e principalmente na Festa de Sucot.
As pessoas que seguem a cultura judaica inclusive têm o costume de escrever à mão ou imprimir esse salmo e pendurá-lo na porta de casa, ou mesmo do trabalho. A ideia de fazer isso é assegurar que o local terá proteção divina.
Em geral, dá para dizer que esse salmo é muito significativo para a cultura judaica e está presente de diversas formas nela.
6) Existem outras referências a esse salmo na Bíblia?
O Salmo 91 é citado em alguns textos, como Mateus 4:6-7, em que Satanás cita o Salmo 91:11-12 para tentar persuadir Jesus, durante a tentação no deserto.
Outro texto com que o salmo tem relação é o Lucas 10:19, de acordo com estudiosos. Nesse texto, Jesus promete aos discípulos autoridade sobre serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo.
Da mesma forma, os estudiosos da bíblia entendem que tem uma referência a esse salmo também em Apocalipse 7:3-8, onde aparece um anjo de proteção. Alguns teólogos indicam a conexão entre o Salmo 91 e esse texto, visto que os dois tratam da proteção divina em momentos de incerteza.
7) Qual é o conteúdo do Salmo 91?
De maneira resumida, dá para dizer que o Salmo 91 é uma forma de expressar confiança em Deus. Isso porque, conforme você pronuncia esse salmo, você deixa claro que confia na proteção divina e que ela vai te defender de todos os perigos e também de todos os inimigos.
Ao mesmo tempo, esse salmo é uma expressão de agradecimento pela segurança que Deus concede à você e à sua vida. Para o salmista, quem tem Deus em sua vida não precisa de mais nada.
O Salmo conta com versos que expressam a confiança de que Deus como escudo e refúgio, e com versos que colocam a presença de Deus como um abrigo seguro, que vai proteger de todos os perigos.