Quando um GATO escolhe você, ele demonstra estes 5 sinais de afeto

Elouise Lopes

07/03/2023

O gato é um animal que pode ser um pouco independente, o que faz algumas pessoas se questionarem sobre as emoções dele sobre os seres humanos. A resposta para isso pode ser encontrada em alguns sinais de afeto que são comuns entre gatos.

Veja também: 5 bandas com VOCALISTAS EMPODERADAS para ouvir no Dia da Mulher

As demonstrações que o gato pode dar são bem discretas, mas são sinceras. Por isso, é bom valorizar.

Quando um GATO escolhe você, ele demonstra estes 5 sinais de afeto

Se você ainda tem dúvidas de que seu gato te escolheu ou não, é bom ficar ligado nesses sinais.

1) Ronronar

O ato de ronronar pode ser facilmente associado com um gato feliz e relaxado. Muitas vezes, esse é o sinal de afeto e contentamento que você precisava que seu gato desse, para você entender que ele te escolheu.

Nesse caso, você vai ver o gato fazer o ronronar dele quando estiver se aconchegando em seu dono, recebendo carinho ou então quando estiver simplesmente relaxando.

Só é bom ficar de olho, porque em alguns casos isso não pode ser bom, pois pode indicar que o gato está com algum incômodo ou desconforto. É bom verificar se há outros sinais de que o seu gato pode estar tendo algum problema, como a expressão facial etc.

2) Esfregar

Um sinal bem claro de que o gato gosta de você e faz questão de ter você junto com ele é quando ele começa a se esfregar em você. Esse ato de esfregar a cabeça ou o corpo no humano é um sinal de que ele está marcando você como um objeto de sua atenção e afeto.

O gato pode estar pedindo carinho ao fazer isso, assim como também pode estar pedindo ajuda para coçar uma região do corpo que ele não alcança.

A boa notícia de tudo isso é que, independente do motivo, esse é um bom sinal de afeto para o gato, porque confia em você. Por isso, evite ignorar e dê atenção ao seu bichinho.

3) Lamber

Um outro sinal de afeto que você pode esperar do seu gato é lambida. Isso demonstra que o gato está vendo em você outro gato e, dessa forma, ele vai estar demonstrando carinho e afeto a você.

Isso porque um dos motivos de um gato lamber outro é porque ele sente carinho e afeto por este semelhante. Se ele nutre bons sentimentos, ele vai fazer questão de zelar pela limpeza do outro. Da mesma forma, se esse animal lambe o humano, é porque está demonstrando que se importa com ele e quer vê-lo igualmente limpo.

Em alguns casos, pode ser que a lambida seja imposição do gato sobre você. Os gatos também usam essa linguagem para demonstrar marcação territorial, ou até mesmo para pedir ajuda, porque está se sentindo ansioso.

4) Sentar no seu colo

Como no caso anterior, se o seu gato faz questão de sentar no seu colo de vez em quando, você pode ter certeza de que isso é bom.

Esse gesto quer dizer que ele está demonstrando confiança e afeto por você. Em geral, pode-se dizer que ele está expressando que sente conforto e segurança estando com a sua pessoa.

Sendo assim, se o seu gato sentar no seu colo, não recue em dar uma boa acariciada nos pelos dele ou mesmo de dar algum mimo a ele. Às vezes, pode ser que ele sente no seu colo para ter uma visão melhor do ambiente. Mas tenha em mente de que não vai ser só por isso. Ele continua confiando em você.

5) Olhar nos seus olhos

Algumas pessoas podem se sentir intimidadas pelo olhar dos gatos, principalmente quando é olhada prolongada. Só que não tem nada de errado nisso, dependendo da situação.

Na realidade, quando um gato olha nos seus olhos, ele está mostrando que confia em você. Mais do que isso, esse gesto quer dizer que está tentando se comunicar com você. Para saber o que ele está querendo comunicar, você precisa observar outros aspectos além do olhar, como movimentação da cauda, posição do corpo e mais.

Em alguns casos, pode ser pura intimidação, mas às vezes o gato pode estar simplesmente confiando na sua pessoa para pedir comida, o que por si só já é um indicativo de que ele tem confiança para pedir favores.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.