5 bandas com VOCALISTAS EMPODERADAS para ouvir no Dia da Mulher

Elouise Lopes

07/03/2023

Uma das formas de ajudar as mulheres a se empoderarem é ter uma lista de músicas e bandas que possam contribuir para isso. E a boa notícia é que bandas com vocalistas empoderadas, e que podem empoderar outras mulheres também, é o que não falta.

Veja também: Lembra dele? Veja por onde anda um dos astros de Crepúsculo dez anos depois

Dos anos 1960 para cá, muitas mulheres passaram ter destaque na música, trazendo letras bem impactantes.

5 bandas com VOCALISTAS EMPODERADAS para ouvir no Dia da Mulher

(Imagem: NRK P3/Creative Commons License)

É bom pegar caneta e lápis (ou simplesmente preparar o buscador do programa de música que você usa) para anotar o nome de bandas que vão te inspirar e muito nesse Dia da Mulher.

1) Paramore

A banda Paramore é liderada por Hayley Williams, que com certeza é uma vocalista empoderada. Em geral, as letras que a cantora e compositora escreve giram em torno de aceitação pessoal e também de superação de desafios pessoais.

A princípio, a banda contava com o estilo emo e o estilo pop punk. Mas, com o tempo, Paramore acabou incorporando os gêneros rock alternativo e pop rock. Mais recentemente, o grupo tem incorporando até mesmo influências de música eletrônica.

Em 2022, o single intitulado This is Why conseguiu entrar para o top 100 da parada global do Spotify apenas 7 horas depois de seu lançamento.

2) Florence + The Machine

Essa banda de indie rock e art pop tem a cantora e compositora Florence Welch que, assim como Hayley, oferece músicas falando a respeito de auto-aceitação, superação de desafios pessoais e empoderamento.

Não é à toa que as pessoas a consideram uma vocalista de banda empoderada e é por esse motivo que a sua presença de palco é conhecida por ser carismática e forte.

Inclusive, a cantora Florence se mostra bem ativa em questões sociais e políticas e é apoiadora de causas importantes, como é o caso da igualdade de gênero e os direitos dos LGBTQ+. Todos esses fatores fazem com que tenha um bom reconhecimento por parte do público.

3) The Runaways

Por sua vez, The Runaways é uma banda que se formou lá nos anos 1980, quando fez muito sucesso. A banda, que adotou o estilo rock and roll e hard rock, tinha como vocalista ninguém menos que Joan Jett, que assumiu esse posto em 1977, com saída da vocalista anterior, Cherie Currie.

A banda tem outras integrantes femininas. Temos Lita Ford (guitarra solo) e Sandy West (bateria). No baixo, temos a única figura masculina, que é de Jackie Fox. No geral, The Runaways é reconhecida por ser uma das precursoras do movimento riot grrrl e além disso teve uma grande influência na cena do rock feminino.

As músicas desse grupo trataram principalmente de rebelião, liberdade sexual e individualidade. Então não surpreende que Jett e Currie tenham tido tanta notoriedade enquanto vocalistas empoderadas.

4) Blondie

Um grupo que não podia deixar de estar listado é esse. Em 1974, formava-se a banda denominada Blondie, que tem como vocalista a cantora Debbie Harry até os dias de hoje.

A banda Blondie é tão marcante porque tinha músicas com letras sobre sexualidade, independência e rebeldia, o que fez com que a banda servisse como uma referência para muitas mulheres que procuravam se expressar e ter posicionamento em uma cultura predominantemente masculina.

Ou seja, essa é uma das melhores e mais importantes bandas do século passado. Além de Debbie, os outros integrantes da banda eram Chris Stein como guitarrista, o baixista Gary Valentine, o tecladista Jimmy Destri e o baterista Clem Burke. Só que, hoje em dia, Debbie Harry e Chris Stein seguem se apresentando. Os demais membros já saíram da banda.

5) Haim

Outra excelente referência de banda com vocalista feminina que pode ser um alento nesse Dia da Mulher é a banda Haim. Ela é composta pelas irmãs Este Haim, Danielle Haim e Alana Haim, que são mulheres muito fortes e têm empoderamento que dá e sobra. A banda faz uma mistura interessante dos gêneros rock, pop e folk.

Além de trazer nas letras de suas músicas temas como autoconfiança, superação de desafios e o empoderamento feminino, Haim são defensoras de causas importantes, como questões sociais e políticas, apoiando causas como a igualdade de gênero e os direitos dos LGBTQ+.

Além das letras de música, as harmonias vocais, letras sinceras e instrumentação ao vivo fazem com que as músicas tenham tanto sucesso. O destaque vai para guitarras e bateria.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta