Carro Elétrico da Xiaomi é lançado; veremos o modelo no Brasil em 2024?

A Xiaomi anunciou recentemente o seu primeiro carro elétrico, nomeado SU7. Entenda quais são as possibilidades do veículo chegar no Brasil!


O mercado automobilístico está testemunhando mais uma inovação significativa com o lançamento do carro elétrico da marca chinesa Xiaomi. A companhia, já conhecida por seus smartphones e eletrônicos, estreou no setor de veículos elétricos com o modelo SU7, que promete desafiar grandes nomes como Tesla e Porsche no que diz respeito a desempenho e tecnologia.

Com um pé na indústria automotiva, a empresa causa expectativas sobre a comercialização do seu novo veículo elétrico em território brasileiro, possivelmente em 2024.

Carro Elétrico da Xiaomi é lançado; veremos o modelo no Brasil em 2024?
Carro Elétrico da Xiaomi é lançado; veremos o modelo no Brasil em 2024?

Design e interior do Carro Elétrico da Xiaomi

O inovador SU7 exibe um design que evoca a estética de montadoras renomadas como BYD, Mercedes e BMW, apresentando-se como um agregador de tendências da indústria automotiva.

Curiosamente, a Xiaomi optou por oferecer a possibilidade de incluir botões físicos no painel deste novo veículo, uma alternativa à tendência de telas sensíveis ao toque que dominam o segmento.

O interior do carro é marcado por uma tela central de painel com resolução 3K de 16 polegadas. O sistema operacional do veículo, batizado de HyperOS, destaca-se pela sua capacidade de integração com smartphones da própria marca, além de permitir o fracionamento da tela do painel em até três janelas distintas, melhorando a experiência do usuário na conectividade e acesso a múltiplas funcionalidades simultaneamente.

Motor e desempenho do veículo

Disponível em duas configurações distintas, o SU7 possui uma versão base e uma versão Max. A padrão, SU7, conta com uma autonomia de 668 quilômetros e velocidade máxima de 210 quilômetros por hora. Além disso, é capaz de acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em 5,28 segundos.

Já o sofisticado SU7 Max não só aumenta a autonomia para impressionantes 800 quilômetros como também eleva a velocidade máxima para 265 quilômetros por hora, graças ao acréscimo de um segundo motor adicional. O desempenho também é superior, com o modelo Max realizando o sprint de 0 a 100 quilômetros por hora em meros 2,78 segundos (segundo as informações da empresa)

Destacando-se ainda por seu alcance e eficiência, o SU7 Max promete uma capacidade de recarga rápida excepcional, adicionando 220 quilômetros de autonomia com apenas cinco minutos de carga, um diferencial notável no cenário atual dos veículos elétricos.

O novo carro chegará no Brasil?

A chegada do revolucionário carro elétrico da Xiaomi ao Brasil ainda permanece uma questão em aberto. Contudo, há especulações e expectativas crescentes acerca da possibilidade de que o modelo SU7 possa estar disponível para o consumidor brasileiro já em 2024. Quando se trata de preço, a Xiaomi aparenta estar se posicionando de forma competitiva ao mirar diretamente em seus concorrentes.

Estima-se que o veículo elétrico possa ter um preço similar ao do reconhecido Tesla Model S, rondando a faixa dos 80 mil dólares americanos, o que na conversão direta é aproximadamente 386 mil reais.

Este patamar de preço situa o SU7 como uma opção de alto padrão no mercado nacional. O BAIC Group, com sede em Pequim, será responsável pela fabricação do veículo, tendo uma capacidade produtiva anual estimada em 200 mil unidades.

Confira também: Os 5 carros populares “mais baratos” (mas nem tanto) de 2023 e o que esperar para 2024

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.