Eu acabei com o mofo das paredes da minha casa com esta mistura caseira poderosa que encontrei na internet

Flavio Carvalho

16/02/2023

O mofo nas paredes é um dos problemas mais desagradáveis que podem atingir uma casa. Afinal, além de deixar manchas na parede, isso também faz mal à saúde.

Veja também: REVELAMOS – donas de casa descobrem a eficácia do sal grosso no congelador e compartilham o SEGREDO

Isso porque o mofo é um tipo de fungo e possui substâncias tóxicas que podem causar reações alérgicas a quem possui problemas respiratórios, além de ser prejudicial até mesmo para pessoas saudáveis.

Eu acabei com o mofo das paredes da minha casa com esta mistura caseira poderosa que encontrei na internet

Conheça uma receita caseira simples para remover mofo da parede. Foto: @Rhjphotoandilustration/Freepik

Por isso, é muito importante tirar mofo das paredes se você identificar este problema em casa. Para ajudar nessa situação, temos uma sugestão de receita caseira que mostrou eficácia.

Mistura caseira para tirar mofo das paredes

A mistura que nós encontramos na internet e se mostrou eficaz no combate ao mofo na parede leva apenas água e água sanitária.

Para preparar esta solução, basta separar um balde e adicionar uma medida de água sanitária para cada duas medidas de água. A quantidade total da mistura depende do tamanho das manchas de mofo.

Ou seja, se você for utilizar quatro copos de água, por exemplo, inclua dois copos de água sanitária. Mas se a mancha for pequena e você achar que um copo já é o suficiente, basta dividi-lo em três partes iguais, sendo que duas devem ser de água e uma de água sanitária.

Após preparar esta mistura, separe também uma escova de cervas duras, um pano úmido, luvas de borracha e máscara facial. É importante usar as luvas e a máscara durante a limpeza, pois o fungo é tóxico.

Antes de começar a limpeza, abra as janelas e as portas para ventilar bem o ambiente. Em seguida, basta usar a escova para aplicar a mistura na parede, esfregando os locais afetados pelo mofo.

Após esfregar bem as manchas de mofo, passe um pano úmido para remover a sujeira. Por fim, seque bem a região que você acabou de limpar para evitar umidade, o que causa o mofo.

Por conta da necessidade de secar a parede após a limpeza, uma dica é fazer isso durante a manhã em um dia de sol, para que a própria temperatura ambiente ajude nesta situação.

Receita para tirar mofo com vinagre e bicarbonato de sódio

Além da mistura citada acima, também encontramos outras receitas caseiras para remover mofo que podem ser úteis na sua casa.

A primeira que podemos destacar tem como ingredientes vinagre branco e bicarbonato de sódio. Para prepará-la, basta misturar 240 ml de vinagre e 1 colher (de sopa) de bicarbonato de sódio. Mas é importante ter cuidado na hora de preparar esta solução, pois ela borbulha.

Em seguida, basta colocar esta mistura em um borrifador (ou já prepará-la diretamente neste recipiente) e aplicar a solução sobre a parede.

Deixe a mistura agir por 10 minutos e depois use um pano seco para retirá-la. Se for necessário, repita o procedimento.

Remover mofo com água oxigenada

Outro produto que pode ajudar no combate ao mofo nas paredes é a água oxigenada. Nesse caso, não é preciso preparar nenhuma mistura, pois ela age sozinha.

Para retirar o mofo com água oxigenada, é só colocar o produto em um borrifador e aplicar na mancha na parede. Após isso, deixe a água oxigenada agir por 15 minutos.

Depois deste intervalo, basta utilizar uma escova para esfregar a mancha de mofo e um pano seco para removê-la.

Como evitar manchas de mofo nas paredes?

As dicas que nós trouxemos aqui ajudam a retirar o mofo, não evitar que ele volte a aparecer. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para impedir que este problema se torne recorrente.

Normalmente, o mofo é causado por condições como calor, umidade e matérias que servem de alimento para o fungo. Nesse caso, algumas recomendações que podem ajudar a evitar este problema são as seguintes:

  • Manter janelas e portas abertas para garantir a circulação de ar;
  • Não deixar toalhas secando no banheiro, porque isso aumenta a umidade no ambiente;
  • Ventilar as áreas da cozinha, chuveiro e lavandeiras;
  • Utilizar exaustores enquanto cozinha para que o vapor não se acumule.

Além disso, se for possível, utilize também um desumidificador de ar, equipamento que controla a umidade e ajuda a combater a presença de mofo.

Você também pode gostar de ler
Método INFALÍVEL para limpar azulejo do banheiro vai te deixar de queixo caído

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta