Fies 2021 Aditamento: Como fazer, Prazos, Tipos e Requisitos

O Fies 2021 foi criado pelo Ministério da Educação (MEC). O Fies 2021 tem o intuito de ajudar jovens de baixa renda a ingressarem no ensino superior, em universidades particulares que tenham uma ótima qualidade de ensino.

Há diversas dúvidas sobre o programa, e uma delas é sobre o aditamento.

Quer saber mais sobre como o Fies funciona, quais os requisitos para ser um beneficiário e, principalmente, deseja mais informações sobre o que é e como funciona o aditamento? Então esse texto é para você.

Aditamento Fies 2021: o que é?

O aditamento Fies 2021 é a renovação de contrato. aditamento fies É um procedimento muito importante e deve ser feito a cada de semestre, pois é ele quem garante a permanência do aluno no programa.

Ele também serve para confirmar dados do aluno e fazer alterações, caso seja necessário. Além disso, é através do aditamento que o aluno confirma que permanece na universidade e em situação regular.

Como realizar o aditamento do Fies 2021?

O aditamento Fies 2021 costuma ocorrer durante o período de matrícula das instituições, ou seja, um pouco antes de iniciar um novo semestre, por isso é preciso que você esteja sempre atento ao calendário da sua universidade. acesso fies site oficial

Esse procedimento é coordenado pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), e cada instituição possui a sua. O aditamento é feito de forma online, através do SisFies, um sistema voltado para todos aqueles alunos que são beneficiários do financiamento.

Confira o passo a passo para realizar o seu aditamento Fies 2021:

1- Acesse o SisFies,

2- Clique em “Aditamento de Contrato”. portal do fies 3- Informe o seu CPF e senha que utiliza para acessar o sistema,

4- Clique em “Entrar”,

5- Leia atentamente e verifique se todos os seus dados estão corretos. Se estiverem, basta clicar em “Confirmar”.

Após realizar o passo a passo acima, vá até a CPSA da sua instituição e solicite o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM).

Mais uma vez, faça a verificação dos dados e, caso algo esteja incorreto, informe a CPSA.

Lembre-se: esse procedimento é obrigatório e deve ser feito dentro do prazo estipulado pela sua universidade. Para aqueles alunos que possuem somente o financiamento de 50%, o aditamento Fies 2021 só será permitido se as parcelas estiverem em dia; não realizar a renovação faz com que o seu contrato seja cancelado automaticamente.

Prazo para fazer o aditamento Fies 2021

O prazo é estipulado de acordo com o calendário da universidade. O MEC sugere que o aditamento Fies 2021 ocorra entre os seguintes meses:

🔹 1° de dezembro e 31 de março,

🔹 1° de julho e 31 de agosto.

Então, a cada final de semestre procure se informar sobre as datas para realizar a renovação de contrato, pois elas não costumam ser prorrogadas. Mesmo que a matrícula do seu curso seja feita apenas uma vez ao ano, o aditamento deve ser renovado a cada semestre, sem exceções.

Tipos de aditamento Fies 2021

Muitas pessoas não sabem, mas o Fies 2021 disponibiliza duas modalidades de aditamento. alunos em sala de aula São elas:

🔹 Aditamento Simplificado: nesta modalidade o contrato é sempre renovado da mesma forma, sem que sejam feitas alterações nas suas cláusulas.

🔹 Aditamento não simplificado: neste modelo é possível fazer modificações no contrato, por exemplo: alterar o fiador, mudança de universidade, aumento de prazo para pagamento, etc. Para que você consiga realizar as alterações desejadas, além de retirar o DRM na CPSA na sua faculdade, deverá ir ao banco ou instituição financeira que foi feito o financiamento e levar os documentos necessários para a mudança.

Agora que você já sabe todas as informações sobre o aditamento, não perca o prazo estipulado pela sua universidade.

Quem pode se inscrever no Fies 2021?

Para que você seja um dos beneficiários do programa Fies 2021, é preciso se encaixar em alguns requisitos. alunos sentados Veja quais são eles:

🔹 Ter realizado alguma das edições do ENEM em 2010, obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação,

🔹 Possuir uma renda familiar, por pessoa, de até 3 salários mínimos;

O Fies 2021 está com novas regras e, atualmente, existe o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Para você participar dessa modalidade, além das regras citadas acima sobre o Enem, é preciso ter renda entre 3 e 5 salários mínimos. Essa modalidade foi criada dentro do próprio Fies, para conseguir atender um maior número de pessoas.

Você se encaixa nas regras? Faça sua inscrição Fies 2021 através do site oficial do programa.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário