ATENÇÃO: agências do INSS fechadas durante os dias do Carnaval. Veja quando voltam a funcionar AQUI!

Nos dias de carnaval (15 e 16 de fevereiro) as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão ponto facultativo, portanto, não abrirão.

As agências devem permanecer fechadas até quarta-feira, dia 17 de fevereiro, às 14 horas. A partir de então, o expediente volta ao normal.

Publicidade

Publicidade

Mas, e quem aproveitaria esses dias para ser atendido no INSS? Existem duas opções de atendimento. Confira, aqui, quais são e dicas para utilizá-las sem sair de casa!

agencia inss carnaval

Canais de atendimento INSS no carnaval

O INSS funcionará em dois canais de atendimento durante o carnaval. Veja, a seguir, quais são e como utilizá-los para realizar pedidos ou solucionar dúvidas:

Central de atendimento telefônico

Quem preferir esclarecer dúvidas por telefone poderá fazê-lo durante o período do carnaval, porque o canal funcionará normalmente das 7 às 22 horas.

Publicidade

Publicidade

Basta realizar uma chamada telefônica para o número 135 dentro do horário de atendimento. Para agilizá-lo, tenha o número de seu CPF em mãos ou do seu benefício, caso já receba algum.

Por meio da central de atendimento telefônico é possível desde esclarecer dúvidas, saber o andamento de processos e iniciar a solicitação de benefícios, caso já tenha direito a eles.

Meu INSS

O Meu INSS é uma plataforma de serviços online do INSS. Nele, o cidadão consegue esclarecer dúvidas, emitir documentos, realizar agendamentos, consultar situação de benefícios, entre outros.

Para acessá-lo, é obrigatório informar número de CPF e senha de cadastro. Confira, a seguir, um passo a passo indicando como é o uso da plataforma de serviços do INSS:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “entrar”;
  3. Informe seu CPF e clique em “avançar”;
  4. Digite sua senha e clique em “entrar”;
  5. Selecione o serviço que deseja realizar e siga as orientações dadas na página.

Um detalhe importante: caso o serviço que quer utilizar não apareça na lista dos principais e mais utilizados, use o campo de busca para encontrá-lo, é só digitar uma palavra-chave como “consulta”, “aposentadoria”, “auxílio doença”, “agendamento”, entre outras.

Como criar conta para acessar o Meu INSS

O uso da plataforma Meu INSS exige ter uma conta gov.br, que é utilizada para acessar demais serviços públicos online. Ainda não tem a conta? Então, confira este passo a passo que preparamos para lhe auxiliar a criar uma por meio do Meu INSS:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “cadastrar senha”;
  3. Selecione “crie sua conta gov.br”;
  4. Clique em “número do CPF”;
  5. Preencha o formulário com CPF e nome completo;
  6. Leia e aceite os termos de uso, se estiver de acordo;
  7. Marque a caixa de recaptcha;
  8. Clique em “avançar”;
  9. Faça a validação de dados, habilitação de cadastro e registro de senha;
  10. Finalize o processo.
Publicidade

Publicidade

No caso do cadastro da senha de acesso, um detalhe importante precisa ser ressaltado: é essencial que a senha seja fácil de ser memorizada pelo usuário, mas difícil de ser adivinhada por terceiros.

Por isso, fuja de senhas óbvias como sua data de nascimento ou “12345”, “qwerty”, entre outras que qualquer um consegue adivinhar rapidamente e ter acesso às suas informações, podendo utilizar a plataforma em seu nome.

Meu INSS: quais são os serviços sem senha?

A plataforma Meu INSS disponibiliza serviços que podem ser realizados sem cadastro e sem senha. Conheça, logo abaixo, quais são:

  1. Agendamentos / solicitações;
  2. Agendamento de perícias;
  3. Emissão de GPS (Guia de Previdência de Social);
  4. CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
  5. Consulta de calendário de pagamento;
  6. Localização de agências do INSS mais próximas;
  7. Verificação da autenticidade de documentos.

Mas, afinal, como utilizar esses serviços sem senha? O procedimento é mais simples do que parece! Confira orientações para usá-los:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Em “serviços sem senha”, selecione o que deseja realizar;
  3. Preencha formulários e siga as recomendações dadas na página;
  4. Finalize o serviço.

Aplicativo Meu INSS

Publicidade

Vale mencionar que além do site o Meu INSS também está disponível em aplicativo para celular com sistema operacional Android ou iOS. Por meio do app dá para solicitar aposentadoria, acompanhar benefícios e andamento de pedidos, entre outros. O aplicativo Meu INSS é gratuito!

Publicidade

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário