Aluguel Social do Minha Casa, Minha Vida: o que é? Como vai funcionar?

Elouise Lopes

14/11/2022

A equipe de transição do governo está avaliando a possibilidade de combinar políticas de aluguel social, partindo da ideia de construção de novas moradias para o programa Minha Casa, Minha Vida.

Na matéria a seguir, você fica sabendo mais sobre o chamado Aluguel Social que está sendo proposto pelo Governo Lula.

Governo Lula deve contar com Aluguel Social no Minha Casa, Minha Vida

Resumidamente, o Aluguel Social se refere a um recurso assistencial mensal destinado a atender, em caráter de urgência, famílias que se encontram sem moradia.

Veja também: Minha Casa Minha Vida pode VOLTAR? Entenda a proposta

Em uma retomada do antigo Minha Casa Minha Vida, a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende combinar com o setor de construção civil com o setor de construção civil políticas de aluguel social, com a construção de novas moradias para famílias de baixa renda.

A ideia é fazer um mapeamento de obras que estejam paralisadas e reunir estudos sobre as frentes que podem ser incorporadas no aperfeiçoamento do programa.

Isso porque, nos últimos anos, o programa de financiamento de moradia para pessoas de baixa renda decresceu de maneira considerável, já que ganhou tração apenas por meio de financiamentos subsidiados.

A previsão seria de um corte de 95% em suas verbas para o ano próximo ano, de acordo com a proposta de Orçamento de 2023. Em outras palavras, a peça reserva apenas R$ 34,2 milhões para o FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), que banca a construção de novas casas.

Como vai funcionar o Aluguel Social?

A ex-ministra do Planejamento e ex-presidente da Caixa nos governos do PT, Miriam Belchior, afirmou em entrevista para a Coluna do Broadcast do Estadão, que a locação social é uma das soluções que o futuro governo avalia com o objetivo aperfeiçoar o Minha Casa, Minha Vida.

Como comentamos anteriormente, esse Aluguel Social deve focar na construção de edifícios residenciais destinados para locação por parte de pessoas de baixa renda, por meio do Minha Casa, Minha Vida.

Nesse caso, além de oferecer condições mais fáceis para financiamento, o Minha Casa, Minha Vida vai passar a também oferecer opções facilitadas para locar imóveis.

Sobretudo, é importante saber que o novo Governo não pretende repetir o modelo de construção de milhares de unidades num mesmo empreendimento. Da mesma forma, não é uma intenção escolher locais de difícil acesso ou distantes dos grandes centros para erguer as moradias.

Afinal de contas, a ideia é melhorar o programa cada vez mais, evitando problemas antigos.

Veja também: Auxílio Brasil vai ter 13º salário em 2022? Veja quais são as chances disso acontecer…

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta