Anvisa suspende um dos agrotóxicos mais usados no Brasil e o motivo vai te surpreender

Descubra como um dos agrotóxicos mais usados no Brasil, em produtos que você provavelmente consome, pode ter efeitos nocivos à saúde humana.

Na terça-feira (21), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de um dos agrotóxicos mais usados no Brasil, o Carbendazim. A suspensão proíbe tanto a importação quanto a produção, a distribuição e a comercialização do agrotóxico em território brasileiro.

O Carbendazim é um dos agrotóxicos mais usados por produtores brasileiros no combate a infestações de fungo em plantações especialmente de feijão, arroz e soja.

Publicidade

Publicidade

A suspensão cautelar aconteceu após o voto de Meiruze Freitas, diretora da 2ª Diretoria da Anvisa, durante uma reunião. A maior parte dos integrantes da diretora votou pela suspensão do agrotóxico.

Por que o Carbendazim foi suspenso no Brasil?

Anvisa suspende um dos agrotóxicos mais usados no Brasil e o motivo vai te surpreender (Imagem: Reprodução/Unsplash)
Anvisa suspende um dos agrotóxicos mais usados no Brasil e o motivo vai te surpreender (Imagem: Reprodução/Unsplash)

Embora tenha sido banido apenas agora, o Carbendazim vem sendo alvo de polêmicas desde 2019, quando a Anvisa deu início a uma reavaliação do agrotóxico.

Depois de uma série de análises e estudos, especialistas perceberam vários problemas relacionados ao uso do produto — tanto por parte de quem o manuseia em plantações quanto por parte de quem consome o produto final oriundo dele.

Publicidade

Publicidade

De acordo com um relatório feito por técnicos da Anvisa e divulgado no início deste ano, o Carbendazim “possui aspectos toxicológicos proibitivos de registro, não sendo possível estabelecer um limiar de dose segura para a exposição humana“.

O documento ainda lista alguns dos problemas decorrentes do manuseio e do consumo do Carbendazim, estando entre eles:

  • Provocar câncer;
  • Prejudicar a capacidade reprodutiva humana;
  • Afetar o desenvolvimento.

Quando a suspensão passa a valer?

A suspensão vai entrar em vigor logo após a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU) e deve durar até a Anvisa finalizar a reavaliação do agrotóxico, que já tem sido feita desde 2019.

Caso a agência conclua que o agrotóxico é realmente nocivo à saúde humana, ele deverá ser banido do Brasil por tempo indeterminado. Do contrário, caso os estudos não cheguem a essa conclusão, é possível que ele volte a ser utilizado no futuro.

Você também pode gostar de ler:
Empresa está leilando mais de 300 imóveis com preços que cabem no seu bolso

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário