Apartamento de 10m² viraliza por preço exorbitante
Apartamento localizado em São Paulo é considerado o menor da America Latina, mas está sendo vendido por um preço relativamente alto.
No final desta semana, um apartamento à venda em São Paulo tem dado o que falar. O motivo? Mesmo tendo apenas 10m², sendo considerado portanto um microapartamento, ele está sendo vendido por nada mais nada menos que R$ 200 mil.
Localizado na região central de São Paulo, o apartamento faz parte do edifício VN Nova Higienópolis, na Rua das Palmeiras, próximo à estação de metrô Marechal Deodoro, em Santa Cecília. Ele foi lançado originalmente em 2017, já ganhando atenção na época por ser considerado o menor apartamento da américa latina.
Assista ao vídeo apresentando o microapartamento:
@albuquerque.1989 #imóveis #apartamento #airb ♬ Sunroof – Nicky Youre & dazy
O apartamento viralizou após Gutemberg Albuquerque, corretor responsável pela venda, gravar um vídeo para o TikTok apresentando o imóvel (veja acima). Embora tenha sido alvo de piadas por muita gente, o corretor afirmou ao Estadão que já chegou a “ouvir propostas, e levar pessoas para visitar [o imóvel]. Então, é vender nos próximos dias“.
Albuquerque não esperava a viralização do vídeo. “Eu imaginei que pudesse chamar a atenção por ser um apartamento fora da curva, mas eu não imaginava que fosse ter essa repercussão“, afirmou o corretor que chegou a ler comentários comparando o apartamento a uma casinha de cachorro.
Será tendência?
Para Albuquerque, aqueles que ficaram surpresos com o valor do apartamento de apenas 10m² desconhecem a realidade imobiliária da capital, e que há m² muito mais caros na cidade.
Já Ariel Frankel, sócio e CEO da Vitacon, incorporadora do prédio, afirmou que há uma tendência no setor imobiliário pela chamada “compactação”. Nas palavras dele: “Não se trata de apertar, mas de inteligência de espaço, de simplificar e trazer mais praticidade. Essa tendência está acontecendo em todos os apartamentos na nossa visão. Menos é mais. Luxo, hoje, é poder estar em dez minutos em qualquer lugar, é poder escolher se você quer ter uma empregada ou não, é ter flexibilidade e mobilidade“.
De acordo com um levantamento da Universidade de São Paulo, mais de 250 mil apartamentos pequenos, de até 40m², foram inaugurados entre 2014 e 2022. Porém, por conta de uma nova limitação imposta pelo Plano Diretor da cidade de São Paulo, a metragem mínima para apartamentos é agora de 17m².
Frankel, porém, observa que, caso pudesse, a Vitacon faria apartamentos ainda menores que 10m² para atender determinados públicos.
E você, moraria num apartamento de 10m² se pudesse? E estaria disposto a pagar R$ 200 mil por ele? Conta para a gente aí nos comentários!
Você também pode gostar de ler:
Quanto tempo preciso trabalhar para receber Seguro-Desemprego?