LICENCIAMENTO 2022 Detran AC → Consulta, Tabela, Como Pagar

Flavio Carvalho

13/09/2021

O licenciamento Detran AC regulariza a situação de veículos registrados no estado e renova o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Trata-se de um procedimento obrigatório realizado anualmente. Aqui, indicamos como fazer o licenciamento 2022 Detran AC. Acompanhe!

licenciamento acre

Como consultar licenciamento 2022

A consulta ao licenciamento 2022 é feita no site do Detran AC de maneira prática e rápida, sem precisar ir a um posto de atendimento do órgão. Confira um passo a passo para lhe ajudar na consulta:

  1. Acesse a página de consulta SNG Detran AC;
  2. Informe o chassi do veículo;
  3. Clique em “consultar veículo”;
  4. Selecione a seção de débitos.

Como emitir 2ª via do licenciamento Acre 2022

Dá para emitir a segunda via do boleto do licenciamento Acre 2022 no site do Detran! A seguir, damos orientações para garantir o seu:

  1. Acesse o serviço de emissão dos débitos do veículo Detran AC;
  2. Informe a placa e o Renavam do veículo;
  3. Clique em “consultar veículo”;
  4. Selecione o licenciamento e emita o boleto para pagamento.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que está no CRLV. Trata-se de uma informação solicitada para realizar boa parte dos serviços do Detran.

Tabela de licenciamento Detran AC 2022

A tabela de licenciamento tem datas definidas de acordo com o número final da placa do veículo. No estado, os pagamentos vão de janeiro a outubro e coincidem com as datas do IPVA.

Os prazos máximos para pagamento do licenciamento 2022 AC ainda não foram divulgados, mas costumam ser semelhantes anualmente. Para comparação e para que tenha uma ideia de quando precisará pagar a taxa, apresentamos a tabela de 2021:

  • Finais de placa 1 e 2: 31 de março
  • Finais de placa 3 e 4: 30 de abril
  • Final de placa 5: 31 de maio
  • Final de placa 6: 30 de junho
  • Final de placa 7: 30 de julho
  • Final de placa 8: 31 de agosto
  • Final de placa 9: 30 de setembro
  • Final de placa 0: 29 de outubro

Um detalhe importante: a data máxima de pagamento é a mesma da última parcela do IPVA, se optar por quitar o imposto dividido em até três vezes.

Como pagar o licenciamento do Acre

É simples pagar a taxa de licenciamento, basta gerar o boleto da taxa no site, conforme o passo a passo que indicamos anteriormente. Então, quite o valor em uma das instituições financeiras da rede bancária.

O contribuinte consegue pagar a taxa presencialmente no banco, se tiver com o boleto impresso. Também há a possibilidade de pagar por internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta, basta informar o código de barras do boleto.

Como emitir o CRLV digital

Fez seu licenciamento AC e quer emitir o CRLV digital? Então, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular e criar uma conta gov.br! Veja um passo a passo para utilizar o serviço:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos de seu celular;
  2. Faça login ou crie um cadastro no sistema gov.br;
  3. Cadastre seus documentos no aplicativo;
  4. Acesse “veículo”, no menu principal e selecione CRLV.

O que impede o licenciamento?

Tentou fazer o licenciamento de seu veículo, mas não conseguiu? Provavelmente o automóvel deve estar com registro de débito em aberto.

Quando existem dívidas inerentes ao veículo, o Detran não autoriza a realização do licenciamento. O proprietário do automóvel precisa quitar esses débitos e somente depois pagar a taxa.

Normalmente, são débitos de IPVA, multas, seguro DPVAT e do próprio licenciamento do ano anterior. Portanto, verifique se há dívidas, pague-as e depois faça o licenciamento.

O que acontece se não pagar o licenciamento?

O não pagamento da taxa torna o veículo irregular e o CRLV sem validade. Logo, não é possível dirigir o automóvel. Se mesmo assim quiser conduzi-lo e for flagrado por um agente de trânsito, o motorista é autuado com uma infração gravíssima.

Na prática, isso significa que acumulará 7 pontos na carteira, pagará multa de cerca de R$ 300,00 e tem o risco de ter seu veículo apreendido. Caso realmente seja, terá ainda mais gastos para reaver o automóvel, já que se paga mais taxas para o Detran.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.