Primeiro-ministro britânico recebe presente inusitado ao deixar cargo

Alexandre G. Peres

19/07/2022

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, teve sua última reunião nesta terça-feira, 19 de julho de 2022. Johnson renunciou ao cargo no início do mês de julho após ceder às pressões do próprio Partido Conservador, que passou a pressionar o governo depois de um escândalo sexual envolvendo um aliado do primeiro-ministro. Apesar da renúncia, ele segue no cargo até 5 de setembro, quando um novo primeiro-ministro deve ser indicado.

Embora o escândalo sexual envolvendo um aliado tenha sido a cereja do bolo, o cargo de Boris Johnson estava ameaçado já havia algum tempo. Uma das principais polêmicas, conhecida como “Partygate“, envolveu a realização de festas proibidas durante um dos lockdowns mais duros da pandemia de Covid-19 no país.

Na última reunião de gabinete do seu governo, pois não há nenhuma mais prevista até o começo de setembro, Boris Johnson recebeu diversos presentes. Porém, um deles chamou mais a atenção.

Boris Johnson recebe livro simbólico de presente

Primeiro-ministro britânico recebe presente inusitado ao deixar cargo (Imagem: Tolga Akmen/WPA/Getty Images)

Primeiro-ministro britânico recebe presente inusitado ao deixar cargo (Imagem: Tolga Akmen/WPA/Getty Images)

A última reunião de gabinete de Boris Johnson aconteceu no dia mais quente da história da Inglaterra, com termômetros marcando 39,1ºC — e até mesmo ultrapassando os 40ºC em algumas regiões. Esse é um detalhe pertinente, já que Boris tem sido criticado pela oposição por não ter comparecido às reuniões de emergência realizadas justamente para discutir as ondas de calor no país.

Sobre a reunião, o porta-voz de Boris Johnson afirmou o seguinte: “Ao término da reunião de gabinete, o primeiro ministro recebeu presentes para agradecê-lo por seu serviço ao país, incluindo as primeiras edições dos livros de Winston Churchill sobre a Segunda Guerra Mundial“.

Winston Churchill foi um político conservador e estatista britânico responsável pelo comando da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Boris sempre deixou claro ter Churchill como um de seus heróis, tendo inclusive escrito um livro sobre ele, lançado no Brasil pela Editora Planeta com o título “O Fator Churchill: Como Um Homem Fez História”.

Se Johnson recebeu os livros como uma forma de agradecimento ou uma alfinetada por não ter conseguido completar seu mandato como primeiro-ministro, apesar de ter recebido em 2019 o maior número de votos do Partido Conservador desde 1979, jamais saberemos.

Você também pode gostar de ler:
Luiza Trajano grava vídeo chamando clientes às suas lojas: “por favor”

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.

0

Aguarde, procurando sua resposta