O Que Acontece Com Motorista Que Não Paga o IPVA?


Deixar de pagar o IPVA é um grande risco e, os prejuízos podem se tornar gigantescos. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório e anual. Deve ser pago por todos aqueles que possuem veículo automotor. Caso o motorista não pague o IPVA, deverá quitar o débito pagando os juros referentes ao atraso e também a multa. Além disso, o carro poderá ser apreendido. E, para retirar, todos os débitos devem ser pagos. É preciso pagar também os dias que o carro ficou parado no pátio. Ou seja, deixar de pagar o IPVA é um grande problema! Entenda mais sobre o assunto e como evitá-lo:

Consequências de Não Pagar o IPVA

Sem o pagamento do IPVA, não é possível fazer o licenciamento do veículo. E, sem o licenciamento, o carro está impossibilitado de andar pelas vias públicas. Caso seja pego, será apreendido. E, nesse caso, o prejuízo financeiro será bem grande, visto que o proprietário terá que pagar:
  • IPVA atrasado;
  • Multa pelo IPVA;
  • Licenciamento;
  • Multa pela falta de licenciamento;
  • Os dias que o veículo ficar parado no pátio;
  • E todo e qualquer débito que o veículo tenha.
Cada Estado pode fazer a cobrança do IPVA atrasado da forma que achar mais conveniente. Em São Paulo, por exemplo, não há possibilidade de parcelamento dos débitos. Quem estiver com o IPVA atrasado, terá que pagar tudo de uma vez. E, ainda corre o risco de ter o débito encaminhado para a dívida ativa do Estado. Se o seu débito passar para a dívida ativa do Estado, o quadro fica ainda pior e muito mais caro. A multa passa de 20% para 40%. E, além da multa, passa a cobrar também as despesas judiciais e honorários advocatícios. Além disso, quem está inscrito na dívida ativa não pode prestar concurso público, receber créditos da nota fiscal paulista e participar de licitações para o governo. E, ainda corre o risco de perder o próprio carro.

O Que É o IPVA?

É o Imposto sobre a Propriedade de Veículos e, é cobrado anualmente e todos aqueles que possuem um veículo, devem pagar. O valor é variável de acordo com o modelo e o ano do carro. É pago por donos de carros, caminhões, ônibus, micro-ônibus, van, máquinas agrícolas, motos e qualquer outro tipo de automóvel. O imposto é de total responsabilidade dos estados e do Distrito Federal. O valor pago é dividido em:
  • 50% para o Estado;
  • 50% para o município onde o carro está inscrito.
A arrecadação do IPVA pode ser usada onde houver necessidade e os governantes do município acharem mais adequado. Ou seja, não precisa ser usado, obrigatoriamente, nas estradas e ruas.

Como Pagar o IPVA Atrasado

  Dentro do prazo, o IPVA pode ser pago de três maneiras diferentes:
  • A vista no mês de janeiro com desconto;
  • A vista no mês de fevereiro sem o desconto;
  • O valor total parcelado em 3 vezes (janeiro, fevereiro e março).
Cada Estado pode colocar regras específicas de pagamento. Mas, no geral, pode ser pago no Caixa Eletrônico ou pelo Internet Banking. Os débitos e o boleto pode ser consultado no site do Detran do seu Estado. Agora, o pagamento do IPVA atrasado deve ser feito sem descontos e em uma única parcela. Contudo, por ser um imposto estadual, deve-se conferir no seu Estado as formas de pagamento que são aceitas. Para isso, acesse o site do Detran do seu  Estado e consulte todas as pendências do seu veículo. Para isso, você precisará do número do RENAVAM e da placa. O RENAVAM pode ser encontrado no documento do seu veículo. É um código de identificação único, que acompanhará toda a vida útil do carro. Ao fazer a consulta, você terá acesso a todas as pendências. Desde o IPVA em atraso e até mesmo possíveis multas. Os boletos das pendências podem ser pagos no banco, pelo internet banking ou nas casas lotéricas. É possível também verificar se o seu veículo tem alguma pendência direto no Internet Banking do seu banco. Basta acessá-lo de um computador seguro e usar o número do RENAVAM e da placa do veículo. Se houver algum débito, o mesmo poderá ser pago imediatamente.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.