Barulho de chuva para dormir funciona? Como a ciência explica esse caso

Descubra se o uso do barulho de chuva para estimular o sono funciona de verdade e entenda o que tem por trás desse caso.


Algumas pessoas têm dificuldade para dormir e contam com o som de barulho de chuva para lhes ajudar a relaxar e dormir. Na matéria a seguir, você fica sabendo como a ciência explica a relação entre barulho de chuva e sono.

Barulho de chuva para dormir funciona mesmo?

Para algumas pessoas, dormir é super fácil. Basta deitar e em alguns poucos minutos o sono já veio. Mas essa não é uma realidade igual para todos.

Muitas pessoas acabam tendo que recorrer a sons para tentar relaxar e conseguir pegar no sono durante a noite. Essa é uma alternativa que parece ajudar para quem tem insônia, ansiedade e afins, e por isso não consegue deitar e dormir imediatamente. Mas será que ouvir som de chuva ajuda mesmo a pegar no sono com mais facilidade?

Um pesquisador da Universidade de Harvard de distúrbios do sono chamado Orfeu Buxton dá uma explicação sobre o assunto.

De acordo com o cientista, o barulho de chuva (o som que é produzido quando os pingos de chuva atingem o telhado da casa) realmente pode ajudar a pessoa a descansar, devido a uma relação com os nossos antepassados.

Isso porque os seres humanos viviam a céu aberto e, dessa forma, os fenômenos da natureza reinavam, incluindo o som da chuva.

Buxton explica que esses ruídos acabam representando calma, já que no tempo da pré-história os seres humanos não tinham ameaças à sua volta. Sendo assim, quando alguém ouve esses sons, acabam entendendo a mensagem de que está tudo bem e que não tem com o que se preocupar. A partir disso, o cérebro começa a relaxar.

Da mesma forma, o neurologista do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Fabio Porto, explica que os sons da chuva “(…) remetem-nos para um lugar tranquilo e fazem-nos esquecer o stress”.

Outro ponto interessante, ainda falando de ancestrais, é que as pessoas acabam herdando o gosto pelo cheiro de terra molhada, já que antigamente se tinha que ele representa vida e também sobrevivência.

Física também pode explicar

Por sua vez, a cronobióloga do Laboratório do Sono da Universidade de Sydney, Naomi Rogers, afirma que existem três questões biológicas que explicam o efeito calmante da chuva.

A primeira delas diz respeito ao gás ozônio (O3), que possui um cheiro metálico.

O gás ozônico apresenta um papel notável nas camadas altas (a camada de ozônio na estratosfera), já que é ele o responsável por proteger contra as nocivas radiações UV B e C do Sol. Ele ainda se faz presente na troposfera, por isso as pessoas conseguem sentir o aroma desse gás.

As moléculas desse gás acabam se formando com a descarga elétrica que geram os raios de uma tempestade. Para muitas pessoas, o cheiro do gás pode acaba sendo associado ao cheiro a limpeza e também ao de segurança.

Outra explicação que a ciência dá para que as pessoas utilizem o barulho de chuva para provocar sono é que, quando chove, tem ausência do sol.

Isso faz com que a retina do olho envie pulsos contínuos para a glândula pineal, interrompendo a produção de melatonina, que é o hormônio do sono.

Quando ouvimos o barulho de chuva e não há iluminação no ambiente, o nosso cérebro entende que pode produzir melatonina. Então, a glândula pineal começa a atuar e passa a secretar melatonina, em favor do sono. Mesmo que o som seja artificial.

Portanto, se a ideia é estimular o sono, você pode apostar em manter as luzes do quarto apagadas e colocar o som de chuva artificial. As chances de dar certo são bem altas.

Veja também: Aprenda a deixar o Inox sem manchas com essas dicas rápidas e práticas

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.