Bolsonaro teve a arma roubada? Conheça a história citada por Ciro Gomes
É verdade o que Ciro Gomes disse no debate? Bolsonaro realmente teve sua arma de fogo roubada em um assalto? Descubra aqui!
Durante os debates com presidenciáveis na Band na noite do último domingo (28), ao tratar da facilitação ao porte legal de armas de fogo, Ciro Gomes citou um evento no mínimo curioso que aconteceu com o maior defensor do tema: Jair Bolsonaro (PL).
Ciro mencionou a vez em que Jair Bolsonaro foi assaltado em 1995 e teve a sua arma de fogo roubada pelos assaltantes, usando esse evento para explicar como a ideia de “legítima defesa” não é tão fácil assim, e como a simples liberação das armas não vai resolver o problema.
“O presidente Bolsonaro, militar treinado, foi assaltado pelo fator surpresa no Rio de Janeiro em uma motocicleta e o bandido levou a arma dele. E com essa arma deve ter assaltado muitas outras pessoas. É um equivoco grosseiro”, afirmou Ciro lembrando que Bolsonaro teve experiência nas Forças Armadas e que, com um cidadão comum, a situação seria ainda mais complicada.
Assista abaixo ao momento em que Ciro Gomes comenta a história (via UOL):
Sentindo-se atacado pela candidato do PDT, Jair Bolsonaro solicitou à comissão avaliadora um direito de resposta, que foi negado.
Bolsonaro realmente teve sua arma roubada?
Sim. Durante um assalto em 1995, Jair Bolsonaro, à época deputado federal, foi surpreendido por dois assaltantes no Rio de Janeiro, em um semáforo nas redondezas de Vila Izabel.
Além de levarem sua moto, uma Honda Sahara 350, os criminosos também roubaram uma Glock 380 que Bolsonaro guardava debaixo de sua jaqueta. Veja uma matéria da época noticiando o caso:
Em nota enviada à imprensa, o então deputado federal afirmou o seguinte, com um tom bem diferente a respeito do tema do que o que tem hoje em dia: “achei que fossem me dar um tiro e fugir. Mesmo armado, me senti desprotegido“.
Os itens não foram recuperados, mesmo com uma operação especial da Secretaria de Segurança Público, que enviou 50 policiais à Favela do Jacarezinho. Porém, a moto de Bolsonaro foi encontrada na favela de Acari dias depois, e o suposto assaltante, Jorge Luís dos Santos, encontrado e preso na Bahia, foi encontrado morto, aparentemente vítima de suicídio, após ser transferido para a Barra da Tijuca.
Quiz: quem você seria na Festa das Eleições 2022?
Você também pode gostar de ler:
Vídeo: Janones e Salles quase brigam nos bastidores do debate