Caixa Tem: “Não há oportunidade de contratação do empréstimo consignado para você”; o que quer dizer?

Alexandre G. Peres

17/11/2022

Tentou contratar o Empréstimo do Auxílio Brasil, mas recebeu do Caixa Tem a mensagem “Não há oportunidade de contratação do empréstimo consignado para você“?

Pois continue lendo esta matéria do No Detalhe, entenda o que ela significa e o que você pode fazer para contornar a situação e ter acesso ao empréstimo consignado!

Por que não consegui contratar o Consignado do Auxílio Brasil?

Quando o cliente do Caixa Tem tenta contratar o consignado e recebe a mensagem “não há oportunidade de contratação do empréstimo consignado para você“, é sinal de que, por algum motivo, ele não está apto a receber o consignado.

E há alguns motivos para isso, sendo os principais, por exemplo:

  • Cliente não recebe o Auxílio Brasil ou está com o benefício próximo de acabar;
  • Cliente não recebe o Auxílio Brasil há pelo menos três meses (90 dias);
  • CPF com problemas com a Receita Federal;
  • Cliente não atendeu à convocação do Ministério da Cidadania para atualização cadastral.

Além disso, estar com o Cadastro Único ou o próprio perfil do Caixa Tem desatualizados também pode fazer com que a Caixa recuse a liberação do empréstimo.

Em relação ao CPF com problemas, isso é apenas uma hipótese. Afinal, o Consignado também é liberado para indivíduos com o nome negativado.

Há algo que eu posso fazer para conseguir o crédito?

Primeiramente, é necessário identificar o motivo de o crédito estar sendo recusado. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que as instituições precisam apresentar um motivo para a recusa.

Você pode descobrir o motivo entrando em contato com a Caixa Econômica Federal. Você pode fazer isso através do SAC CAIXA pelo telefone 0800 726 0101. Além disso, caso seja deficiente auditivo ou tenha problema na fala, pode usar ainda o 0800 726 2492.

Consignado do Auxílio Brasil vai acabar?

Essa é uma possibilidade que você precisa ter em mente caso esteja planejando contratar esse empréstimo.

Isso porque, nesta semana, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, definiu o consignado como “inconstitucional”. Entenda melhor o que ele quis dizer com isso e quais as chances de o consignado ser cancelado clicando aqui.

Você também pode gostar de ler:
Empréstimo do Auxílio Brasil: ESTE problema está afetando centenas de clientes

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.

0

Aguarde, procurando sua resposta