Cartão Bolsa Família 2021 – Como Fazer, Desbloqueio, Cadastro de Senha

Com os anos o Programa Bolsa Família, junção de diversos programas de auxílio já existentes desde os governos pós ditatoriais, ajudou milhões de famílias brasileiras que têm saído de estados de miséria e pobreza.

Isso é um dos maiores objetivos do auxílio que está longe de ser suficiente para sustentar uma família, mas ajuda a bancar muitos gastos necessários para se viver bem, sem fome, sem frio e com contas de água, luz e gás em dia.

E o programa não é só ajuda do governo pois, para se conseguir o benefício, algumas exigências são impostas às famílias. Algumas delas dizem respeito ao estado de saúde e cuidados com educação onde todos os integrantes, principalmente crianças, idosos e gestantes precisam estar em dias com a vacinação além de ser necessário atestar a presença das crianças, adolescentes e jovens na escola em frequência alta de presença nas aulas.

Cartão Bolsa Família 2021

 

O benefício do programa Bolsa Família foi pensadamente escolhido para ser dado em dinheiro para as famílias necessitadas. Isso porque com o dinheiro é possível para a família escolher onde e como gastar, dando liberdade, não apenas um auxílio que os fará dependentes no longo termo.

Esse dinheiro, que geralmente gira em torno de R$30,00 e R$300,00 mensais, dependendo da situação da família e quantidade de integrantes, é retirado dos cofres do governo com o auxílio de um cartão magnético.

O cartão é simples e apenas dá acesso ao dinheiro do auxílio uma vez por mês, com datas de retirada pré-estabelecidas e facilidades para os beneficiários. O cartão pode ser utilizado apenas para retirar o benefício e representa a virtualidade do dinheiro, facilitando para o governo e para os beneficiados.

Além disso a segurança do beneficiado é garantida com o cartão que precisa estar devidamente cadastrado com as informações e dados do integrante familiar responsável, e possui senha para que o valor seja protegido e vá para aqueles que realmente precisam.

Como realizar a solicitação do Cartão Bolsa Família 2021

 

O meio mais fácil de encontrar informações a respeito do processo de inscrição e da garantia de benefício é através do site do CadÚnico e da Caixa Econômica Federal. Confira a seguir as instruções de como realizar a solicitação e a inscrição no programa:

  • Se encaminhe presencialmente até a central ou posto de atendimento do Bolsa Família na sua cidade. Geralmente são encontrados juntamente ao CRAS ou à prefeitura da cidade;
  • Lá será possível solicitar o cartão. A solicitação irá para o sistema do governo para avaliar se o benefício se encaixa no perfil pessoal e familiar do requerente. Para realizar a solicitação esteja munido dos seguintes documentos: CPF ou RG, certidões de nascimento dos filhos, se houver, certidão de casamento, comprovante de residência e comprovante de renda;
  • Com a solicitação feita e encaminhada agora basta aguardar uma ligação que informará caso o benefício seja aprovado com sucesso. É possível ficar por dentro das informações do seu processo através do 0800 726 02 07;
  • Se o seu benefício for aprovado, o próximo passo será entrar no portal do CadÚnico e cadastrar a sua família, caso o cadastro já não tenha sido feito. Apenas com o cadastro feito e autorizado é que o benefício será entregue;
  • Com o cadastro no CadÚnico devidamente feito será questão de tempo até que uma carta chegue no seu endereço, avisando que o benefício foi aprovado ou não;
  • Depois disso, dentro do período de um mês ou até 40 dias, o cartão do Bolsa Família chegará por correspondência no seu endereço;
  • Com o cartão em mãos ainda será preciso cadastrar uma senha para que ele possa ser usado. Faça isso ligando para o 0800 e pedindo para ser encaminhado ao setor do Bolsa Família. Esteja com o cartão do Bolsa Família em mãos, assim como seus dados e documentos pois será necessário digitá-los no telefone. Depois disso basta escolher uma senha que sempre será utilizada para qualquer transação com o cartão.

Lembrando que é fácil conferir o estado do processo de auxílio pelo 0800 ou pelo site da Caixa ou CadÚnico, que tem informações mais específicas sobre problemas no processo de liberação do auxílio.

Sendo assim caso o cartão não chegue ou haja algum outro problema com a requisição do auxílio, será possível entrar em contato com responsáveis para saber o que houve e se será possível contornar o problema.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Deixe seu comentário