Seu cartão de crédito por aproximação pode não estar seguro: novo golpe circulando

Elouise Lopes

02/02/2023

Tem um novo golpe circulando por aí e será um grande problema para ser enfrentado para quem faz pagamento com cartão de crédito por aproximação. Na matéria a seguir, você fica sabendo sobre esse golpe e como se proteger.

Novo golpe com pagamento por aproximação está circulando

Golpe

(Imagem: Kevin Ku/Pexels)

Tem um novo golpe na praça, que funciona como um boicote ao pagamento com cartão de crédito por aproximação. Os chamados cibercriminosos agora estão utilizando um novo vírus que bloqueia os pagamentos por aproximação em pontos de venda.

Pra simplificar, a estratégia que os criminosos brasileiros que atuam na internet usam é lançar o malware (termo que se refere a programas que são maliciosos) e fazer o bloqueio de pagamento por aproximação em todos os estabelecimentos comerciais do entorno.

Com o bloqueio do pagamento com contactless, os consumidores precisam dar o “braço a torcer” e inserir o cartão na maquininha. É bem aí que mora o problema, já que essa é a forma de pagamento que mais facilita fraudes, por meio de clonagem de dados do cartão.

Até porque, mais do que fazer esse bloqueio de pagamento, os criminosos ainda conseguem hackear alguns dos sistemas dos pontos de comércio.

Esse vírus lembra muito o vírus que foi criado pela gangue conhecida pelo nome de Prilex. Tanto é que chega até a se comparar com uma nova versão dele por alguns especialistas no assunto.

Até o momento, esse é o maior crime cometido contra o pagamento por aproximação, causando uma grande confusão em quem atua na área de cibersegurança que tenta desvendar o que tem por trás desse vírus.

Assim que os profissionais entenderem como funciona, ele deverá desaparecer de circulação – embora o vírus da gangue Prilex esteja circulando desde novembro do ano passado.

Até que as coisas se resolvam, o ideal é os consumidores prestarem muita atenção e terem muito cuidado.

O que é o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é um pagamento feito apenas o cartão de crédito ou celular na máquina de pagamentos. Todo esse processo é realizado através da tecnologia NFC (Near Field Communication).

Esse método é considerado mais prático do que inserir o cartão na máquina. O consumidor não precisa digitar senha e o contato física entre uma pessoa e outra quase não existe.

Outra coisa que destaca o método por aproximação é que ele também é considerado mais seguro exatamente porque não exige inserir cartão em nenhuma máquina.

O método tradicional, de inserir cartão, facilita o roubo de dados.

É justamente aí que os cibercriminosos atuam. Com essa “gafe”, de o consumidor ter que inserir o cartão na máquina, os criminosos da internet aproveitam para clonar os dados do cartão.

A partir disso, eles fazem compras indevidas e muito mais.

Dicas para se proteger

É como se diz, é melhor prevenir do que remediar. Com esse novo vírus à solta, é bom redobrar a atenção com o seu cartão de crédito.

Principalmente em um momento delicado como esse, você deve abrir e fazer algumas mudanças nas configurações do seu cartão, através do aplicativo do banco.

Se o cartão for de uma fintech, o trabalho fica até mais fácil, porque você tem mais controle sobre seu cartão de crédito.

É bom liberar espaço no limite do cartão apenas o que vai precisar usar no dia ou em determinado período do dia.

Também fique de olho na fatura do cartão de crédito. Para facilitar o acompanhamento, mantenha as notificações de transações ativadas. Caso surja alguma compra que você não realizou, bloqueie seu cartão imediatamente e entre em contato com o banco, para solicitar um novo.

Outra coisa, sempre evite acessar links suspeitos no seu celular. Eles são sempre uma porta de entrada para os programas que ficam monitorando seu uso e roubando informações sobre você.

Veja também: Quer renegociar suas dívidas? Revelamos as melhores opções disponíveis

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta