Comprovante de Pix Falso: veja como identificar e evite cair em golpes

Felipe Matozo

24/03/2023

Um dos golpes mais comuns envolvendo o Pix hoje em dia é o do comprovante falso, que atinge principalmente comerciantes e prestadores de serviços.

Veja também: PIX 2023 está com 6 NOVAS REGRAS; entenda o que mudou

Mas existem alguns truques que ajudam a identificar um comprovante de Pix falso, protegendo as pessoas de gente mal intencionada.

Comprovante de Pix Falso: veja como identificar e evite cair em golpes

Saiba como se proteger contra o golpe do comprovante de Pix falso.

No texto a seguir, você confere algumas dicas para identificar um comprovante de Pix falso e não cair em golpes.

O que é o golpe do comprovante de Pix falso?

Nesse tipo de fraude, o golpista usa um programa de edição para alterar ou criar um comprovante de Pix falso. Com isso, quando a vítima recebe o documento e não confere com atenção, ela acaba acreditando que o comprovante é real.

Em muitos casos, o golpista faz um Pix de centavos e edita o comprovante para colocar o valor da compra por cima. Ou seja, o documento é “verdadeiro”, já que mostra um pagamento que realmente aconteceu, mas o valor é falso.

E como existem bons programas de edição de imagens que são acessíveis para qualquer pessoa, muita gente está exposta ao golpe do comprovante falso e precisa ter atenção sempre que for receber um Pix.

Como identificar um comprovante de Pix falso?

Para não correr o risco de cair neste tipo de golpe do Pix, é fundamental sempre olhar com atenção para os comprovantes que você recebe.

Afinal, mesmo que as edições no comprovante sejam convincentes, existem alguns pontos que podem entregar o golpe. Por isso, alguns detalhes que você pode checar são:

  1. A logo da instituição: confira se a imagem está em boa qualidade e não parece muito grande ou muito pequena para o tamanho do documento. Ou seja, se não parece que ela foi “colocada de qualquer jeito”;
  2. Marcas de edição: olhe com atenção para saber se entre as letras e números não há fontes, cores ou tamanhos que pareçam diferentes das demais, principalmente na parte em que está o valor do Pix;
  3. Data e horário: sempre cheque data e horário para saber se eles batem com o momento da compra. Afinal, em algumas situações, o golpista pode ter um comprovante pronto salvo em seu celular ou computador e esquecer de mudar isso;
  4. Cuidado com o Pix agendado: falando em data e hora, confira se a pessoa não agendou o Pix, pois ela pode cancelar o pagamento mais tarde. Infelizmente, o golpe do Pix agendado também faz muitas vítimas;
  5. Palavras ou números embaçados: outro erro que pode ficar visível em um comprovante falso é na qualidade da imagem. Por isso, veja se não partes do documento sem nitidez, com um aspecto borrado ou embaçado, pois isso pode indicar que o documento foi editado;

Mas como a qualidade de um comprovante de Pix falso pode ser muito convincente, as medidas acima podem não ser suficientes. Por isso, vale a pena tomar outros cuidados para não cair neste golpe.

Dicas para se proteger do golpe do comprovante

Além de checar os detalhes acima, também existem algumas ações simples que você pode fazer para não cair no golpe do comprovante do Pix.

A primeira dica é sempre conferir se o pagamento realmente caiu. Uma das principais vantagens do Pix é o fato de ele ser instantâneo, então vale a pena abrir o aplicativo do seu banco e ver se o dinheiro entrou na conta.

Isso nos leva a outra questão: o Pix agendado. Como nesse tipo de pagamento o dinheiro não cai na hora e a pessoa pode cancelar depois de mostrar o comprovante, evite aceitar Pix agendado. Se for o caso, dê essa opção apenas a pessoas em quem você confia.

Outro ponto que merece atenção é a justificativa da “tela travada”. É óbvio que falhas técnicas podem acontecer, mas desconfie, dê um tempo para que o sistema volte ao normal e, se precisar, ofereça outra forma de pagamento.

Mas caso você acabe caindo em um golpe do comprovante de Pix falso, é fundamental entrar em contato com seu banco o mais rápido possível e, em seguida, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Você também pode gostar de ler
Pix: 5 dicas para evitar golpes e aumentar sua segurança

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta